A juventude não é o futuro da humanidade, somos o presente


No Sertão, Jovens Multiplicadores/as de Agroecologia se reuniram para construir plano de ações | Foto: Acervo Centro Sabiá

Por Gabriel Venâncio (Comissão Jovens Multiplicadores/as de Agroecologia)

Entre os dias 21 e 22 de junho de 2016 a juventude esteve reunida em Triunfo, Sertão de Pernambuco. Da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CJMA) do Sertão do Pajeú, estavam presentes os seguintes municípios: Flores, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Carnaíba e Iguaraci. No intuito de apresentação do novo trienal do projeto Juventude e Agroecologia; discutimos também sobre análise de conjunturas e construímos um plano de ação que os/as jovens de cada município ficarão responsáveis de cumprir. Nesse encontro algo de muito bom aconteceu, que foi a entrada de muitos jovens novos e a volta de outros que já faziam parte da Comissão, e que por alguns motivos ficaram um tempo sem participar.

Já no plano de ações, construído pelos próprios jovens, muitos trabalhos serão realizados nos referidos municípios, como é o caso de Flores. Os/as jovens viram a possibilidade de se fazer um bingo dançante, que acontecerá no próximo mês de agosto, na comunidade Sítio Brejinho. Muitos outros planos foram elaborados, como por exemplo para Santa Cruz da Baixa Verde, que teve como demanda a produção de pequenos vídeos e matérias sobre os espaços que os/as jovens participam.

“O espaço da Comissão de Jovens Multiplicadores é um espaço no qual a juventude se reúne para discutir os assuntos que tem acontecido no nosso contexto social, nas nossas comunidades e no geral também, desde o político, a gente discute o feminismo, a homossexualidade. É um espaço que, no meu ponto de vista, é muito importante porque é onde conseguimos nos expressar, onde conseguimos ouvir e ser ouvidos, esclarecer nossas ideias; expor nosso ponto de vista. Depois que eu fui engajada nesse espaço da comissão foi onde eu vi qual é o meu lugar; que é de lutar, que é de estar sempre em busca de melhorias para minha comunidade, então isso é muito bom. Eu acho que a Comissão é o maior manifesto atualmente que a juventude tem, pelo menos aqui no Sertão. É onde a gente consegue falar mesmo, que a gente consegue ficar atualizado, antenado em tudo o que está acontecendo no nosso contexto político, social e isso traz melhorias para as nossas vidas”, afirma Rafaela, que é estudante do curso de Residência Agrária, coordenadora geral da Comissão Municipal de Jovens de Flores e integrante da CJMA.

Esses encontros são muito importantes para a juventude pois nós conseguimos nos manter visíveis perante essa sociedade, que muitas vezes não conhece o trabalho da juventude. Temos que mudar esse discurso que a juventude é o futuro da humanidade, pois somos o presente, pois somos os próprios protagonistas da nossa história. 

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *