Ato público na feira de Rio Formoso discute o meio ambiente

Por Gideão Patrício (jovem Multiplicador de Agroecologia do Assentamento Amaraji, Zona da Mata de Pernambuco, com contribuição de Dilene Nicolau, técnica do Centro Sabiá) 

Em prol da Semana do Meio Ambiente, a vida foi celebrada no dia 8 de junho na Feira Agroecológica de Rio Formoso, que comemorou seus 7 anos com muita diversão e música. Foi realizado um ato público com agricultores/as, escolas, sindicatos de trabalhadores rurais, associações de agricultores/as, secretaria de educação e a população de Rio formoso. 

Realizamos um bom debate sobre a comemoração do dia do meio ambiente para os consumidores e alunos que foram prestigiar esse dia, falamos da importância da preservação ambiental, cuidados e manejos das plantas, dos aninais e das águas. Distribuímos 150 mudas frutíferas, nativas e ornamentais, jornais Dois Dedos de Prosas, jornais Brasil de Fato Pernambuco, folders e cartilhas. Oferecemos também um lanche agroecológico com bolo de massa de mandioca, bolo de milho, bolo de macaxeira, beijus e muitos sucos.   

A realização desse ato nos proporcionou um momento rico de debate e reflexão. Trazer os cuidados e preocupação que sempre devemos ter pela nossa mãe natureza é algo que deve estar no nosso dia a dia, porém sabemos que quando trazemos para um dia público fica mais fácil de as pessoas se conscientizarem.

“Eu parabenizo esses agricultores e agricultoras por estarem aqui, comercializando seus produtos agroecológicos livres de agrotóxico, todas as quartas feiras. Também achei muito importante a atenção depositada nas escolas, pelo convite para vir até aqui contribuir com esse dia tão produtivo. Eu sou professora de Biologia mais ouvi coisas aqui que nunca ouvi antes, e pra mim é importante ter novos conhecimentos e levar pra meus alunos em sala de aula”, disse a professora Cintia Patrícia Santos Ferreira, da Escola Estadual Wilson de Andrade, que fica em Rio Formoso.

Contamos com a participação de 80 alunos e professores/asvda escola estadual Wilson de Andrade nesse dia de celebração. 

 

Serviço

Feira da Agricultura Familiar de Rio Formoso
Rua São José, em frente à Igreja Matriz de São José
Centro, Rio Formoso/PE.
Todas as quartas. Das 6h às 12h

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *