Avaliação e planejamento 2016 para atuação do FOJUPE nas organizações juvenis

Jovens utilizam grafite para divulgar a campanha “Jovens pelo direito de viver” Foto: Gerson João da Silva

Por: Gerson João da Silva, Sítio Pororocá, Riacho das Almas –PE

No período de 26 a 28 de fevereiro deste ano, jovens urbanos e rurais dos territórios da Zona da Mata, Agreste, Sertão e Região Metropolitana reuniram-se em Caruaru, no Santuário das Comunidades – Sítio Juriti, para planejar as ações do Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE), a serem realizadas em 2016 e também para o lançamento da campanha “#JovensPeloDireitodeViver”. 

Os coletivos do Agreste que participaram foram, Juventude da FETAPE, Instituto de Protagonismo Juvenil (IPJ), e Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores de Agroecologia – CTJMA).   O Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) é um espaço interessante para juventude rural, pois, facilita o processo de articulação com diversos coletivos de juventudes do Estado.  E seu plano estratégico de atuação, dentro das suas diversas realidades, teve como principal meta popularizar o FOJUPE e trazer o Estatuto da Juventude como marco legal de garantias de direitos das juventudes. 

Dentro do planejamento para esse ano, foi proposto realizar discussões sobre juventude nas bases, pois achamos que é interessante popularizar o coletivo que estamos (CTJMA) como também o próprio FOJUPE. No momento de avaliação desse evento, o que mais chamou a atenção foi a falta de conhecimento que a juventude e a sociedade em geral tem sobre o Estatuto da Juventude, inclusive a juventude do campo. Sendo encaminhado como uma das metas a popularização do Estatuto da Juventude nas nossas bases locais.

O espaço também foi momento de lançamento da Campanha #JovensPeloDireitodeViver.  Essa campanha trás um recorte sobre a situação atual das juventudes no Brasil, e um debate sobre os grandes índices de violência sofrida por um público juvenil específico (jovens negros, pobres e que estão à margem da sociedade). Desta forma, queremos sensibilizar a população sobre essa situação e trazer o Estatuto da Juventude como uma ferramenta legal que garante o pleno direito a vida das juventudes. E para essa ação recebemos alguns materias de divulgação e confeccionamos outros, em uma grande oficina de grafitagem que rolou depois do lançamento da campanha.

Esse evento foi uma ocasião interessante pois  amadurecemos, mais ainda, as discussões sobre a juventude, visto que o FOJUPE tem como característica aglutinar diversos segmentos de juventudes (juventude indígena, jovens urbanos, quilombolas e juventude rural). Então ficam evidentes as diversas realidades que as juventudes pernambucana vivenciam, mas, mesmo com uma “galera” “massa”, avaliamos que o Fórum precisa se popularizar no estado, para poder conhecer e discutir as demandas das juventudes de forma mais abrangente.  

Posso afirmar, enquanto membro da CTJMA, que saímos reavivados com o compromisso de divulgar a campanha do FOJUPE, de trazer o Estatuto da Juventude para o centro do debate dentro do meio rural.  E pessoalmente volto pra casa muito fervoroso, pois sempre que acontece um encontro desses, percebo que não estamos sós e que há outros jovens se organizando e lutando pela causa das juventudes. 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *