Chuvas voltam, após anos de estiagem, em Jataúba

*Por Gildo José da Silva

 

Diferente dos anos anteriores, 2019 começou trazendo alegria para os agricultores da região serrana do município de Jataúba, agreste central de Pernambuco, as chuvas voltaram e voltaram com bastante intensidade, do dia 9 de janeiro até agora já choveu 219 milímetros no Sitio Sobrado, muito mais chuva do que em alguns anos anteriores, em uma única noite, choveu 110 milímetros,  e fez com que os tanques de pedra e cisternas enchessem, açudes acumularam bastante água, outros transbordaram e alguns estouraram.

Para quem trabalha com agrofloresta, a fartura é grande, as fruteiras produzem sem parar, mesmo sem ser o tempo correto, algumas fruteiras estão produzindo, as hortas estão cheias de hortaliças, a produção de mudas aumentam e todos ganham com isso. As famílias se alimentam bem, os vizinhos, quem compra a produção e até os animais e aves tem alimentos de qualidade, a vida vai ressurgindo, o sorriso de felicidade voltando, grandes roças, grandes lavouras, o sertanejo rir com facilidade, se alegra quando não dá pra fazer algo por causa da chuva, pois quem viveu anos de estiagem sabe a alegria de ver a goteira pingando novamente.

                                                                                                                                        

*Gildo José da Silva, jovem integrante da Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia, Sitio Sobrado- Jataúba/PE.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *