Comissão de Jovens Multiplicadores da Zona da Mata se reúne para seminário de Avalição

pma mata


Por Franceli Gomes da Silva (jovem da CTJMA da Zona da Mata)

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2014 aconteceu o seminário de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CTJMA) da Zona da Mata, em Rio Formoso, Pernambuco. O encontro tinha como tema “Sementes de ontem, frutos de hoje. Sementes do hoje, frutos do amanhã”.

Tinha como objetivo geral propiciar um ambiente reflexivo para avaliação do papel da CTJMA e de cada um que faz parte desta, mas também avaliar as ações desenvolvidas em 2014. Além de apontar os caminhos a serem percorridos em 2015 no território da Zona da Mata.

Tinha como objetivos reflexivos:
• Fortalecer a juventude, renovando os ânimos e as forças das mesmas para que estas possam mobilizar, avaliar, planejar e atuar de forma mais participativa nas comunidades;
• Perceber a importância da organização juvenil para as transformações sociais nos níveis local e regional, como também sua responsabilidade nesse processo;
• Contribuir para a criação de estratégias que fortalecerão os grupos de base (das comunidades) e também a Comissão Territorial de Jovens ampliando sua influência político organizativa dentro dos âmbitos ambientais.

O encontro começou às 9h, em seguida tivemos uma breve apresentação onde pedimos que cada jovem pegasse algo na roda com que se identificasse e fizesse sua apresentação. Depois da apresentação tivemos uma análise de conjuntura com o professor do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Jorge Tavares, onde ele falava sobre os avanços e retrocessos da agricultura. Deixou uma pergunta: “para onde vamos”, depois fizemos um pequeno debate.

pma mata2

Às 14h30 tivemos uma dinâmica que tinha três eixos: sentir, agir e atuar, onde, em duplas, um fechou os olhos e o outro que estava de olhos abertos o guiava e depois deitamos e refletimos sobre esses três eixos.

Depois debatemos sobre a Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores de Agroecologia; o que era, o que fazíamos e como estamos atuando em nosso território. Fizemos um trabalho em grupo e depois debatemos sobre o trabalho, que foi muito proveitoso.

No segundo dia continuamos com o debate do dia anterior para melhor frisar as questões da sub-comissão e o que cada um tinha pra fazer e qual era o seu papel. Depois de tudo discutido avaliamos que o encontro foi ótimo e concluímos com sucesso tudo o que tínhamos planejado.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *