Curso de bio-construção no assentamento Ximenes

Por Ivanildo Paulino

Nos dias 02 á 04 de outubro de 2017 aconteceram no assentamento Ximenes Barreiros – PE um curso de vivencia de bio-construção juntamente com a comunidade, com receptividade e organização das “flores de Ximenes”.  O curso teve participação de pessoas do campo e cidade, inclusive estudantes das diversas áreas, como também profissionais e agricultores do assentamento. No primeiro dia, iniciou-se a parte teórica do curso, historia da Permacultura e os benefícios que é possível obter Apartir desse modelo de cultura e vida, a proposta após entender o contexto teórico foi colocar em pratica os aprendizados que de início foi a construção de bancos de barro um forno e dois fogão foguete e a Geotinta. O local do curso aconteceu na associação do assentamento onde também foi a hospedagem de todos com exceção dos que acamparam aos arredores da casa.

foto:Ivanildo Paulino

A preparação do barro foi em um processo dinâmico e divertido, com participação ate mesmo das crianças em todo processo, foi um momento de conhecimento e envolvimento do contato com a natureza da sintonia que envolve o nosso mundo. A cada etapa que o curso avançava íamos entendendo o quão importante foi para as “flores” e para a comunidade o nosso trabalho enquanto coletivo. Em um momento foi contextualizando o processo histórico que as famílias passaram até chagar La, onde foram obrigadas a sair de suas terras de origem e ser realocada para uma comunidade totalmente diferente da que elas estavam, com todo um contexto mudado além de pessoas que não as aceitavam totalmente e para estar hoje nesse assentamento foram muito momentos de luta e resistência que aquelas famílias passaram, encontrando-se hoje deslocados e com pouca produção com muitas dificuldades, ao mesmo tempo buscam resistências e direitos para que possam viver com dignidade em suas terras.

Ao ver a empolgação de pessoas de realidade diferentes se mobilizando a ajudar na causa de cada uma das flores de Ximenes, ao mesmo tempo em que aprendíamos também estávamos ensinando, foi um processo de vivencia sentido por todos os participantes, momentos de emoções e muita alegria para todos principalmente para as flores de Ximenes, o momento auge de emoção para as flores foi ao ouvir de muitos que vieram participar do curso após ver um documentário produzido com as “Flores de Ximenes”, que motivaram muitos a ir conhecer e fazer parte da historia de cada flor presente.    

 Todas as atividades foram concluídas com sucesso e participação de todos, a construção dos fogões forno e Geotinta. Ao final todos saíram com o melhor que a comunidade tinha, a alegria, o amor e carinho das flores de Ximenes, que nos acolheu , alimentou com muito carinho e sinceridade, com a convicção que uma semente foi plantada no coração de cada pessoa envolvido na vivencia do curso, que foi bem mais além de uma bio-construção, foi o conhecimento de mais um espaço de luta, organização, realidade, da luta dos agricultores que busca a Agroecologia como sua filosofia de vida.                        

             

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *