Encontro de Jovens Multiplicadores da Agroecologia do Agreste traz reflexão em Santa Maria do Cambuc

Foto para texto JosilmaJovens participam de dinâmica de integração durante o encontro

Por Josilma Santiago (jovem integrante da Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores da Agroecologia, no Agreste)

Entre os últimos dias 09 e 11 de maio, aconteceu, no Sítio Lagoa das Antas, em Santa Maria do Cambucá, um intercâmbio, na propriedade do senhor Ancelmo. Jovens do campo e da cidade se reuniram pra trocar experiências; os jovens da cidade aprenderam como preparar a terra e cuidar das plantas, cultivar hortas orgânicas sem adubação química e sem veneno, sem prejudicar a saúde nem a terra e protegendo a natureza, um modelo de produção que também traz renda pra as famílias agricultoras.

Pois agricultura não é apenas limpar mato e plantar feijão, é um conjunto de coisas. Sabendo fazer um bom uso da agricultura, é possível gerar renda e as pessoas não precisam sair do campo para morar na cidade.

Todos nós aprendemos; tivemos uma palestra sobre o que é feminismo e outra sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e também vimos o documentário Lixo Extraordinário, que mexeu com as nossas mentes.

Sabemos que existe lixo, mas uma coisa bem diferente é ver na real, sentir como se o mundo tivesse sendo entupido pelo lixo e a culpa é nossa. Vimos também que as pessoas que trabalham lá comem o que acham no lixo, vivem daquilo, enquanto os urubus sobrevoam por cima. Aquelas pessoas estão contribuindo para que parte daquele lixo seja reciclado e seja uma parte a menos no mundo, mas é triste; parecem animais e são tratados como se fossem, mas na verdade são gente como nós.

O mundo seria bem melhor sem tanto lixo. É fácil para quem está na cidade pegar o saco de lixo e colocar na frente de casa; o caminhão passa e pega e eles não sabem nem para onde vai, nem o que é feito com o lixo. Se soubessem, talvez fossem mais humanos. Esse não é o mundo que escolhi para mim, mas não quero que ele afunde.
O encontro da Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores da Agroecologia do Agreste, foi um momento marcante para as nossas vidas. Temos novos objetivos, que lutaremos para conseguir realizar. Somos jovens e juntos somos fortes!


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *