Encontro no Agreste reúne jovens rurais das três regiões do Estado para debater direitos e comunicaç

IMG 8559Jovens das CTJMA debateram direitos e comunicação durante a oficina / Foto: Acervo Centro Sabiá

Por Josilma Santiago e Getúlio Roberto (Jovens Multiplicadores de Agroecologia)

Entre os últimos dias 14 e 15 de julho aconteceu, na cidade de Caruaru, Pernambuco, Oficina de Comunicação cujo público alvo foram os jovens integrantes da CTJMA (Comissão de Jovens Multiplicadores de Agroecologia). O principal objetivo do evento foi fortalecer a atuação protagonista das juventudes e estimular e ampliar a rede de conhecimentos e de luta pelos direitos nas dimensões sociais e ambientais. Dentro da pauta das atividades que se estendeu durante dois dias os principais temas em destaque foram o sistema democrático que temos hoje em relação à comunicação e o debate acerca da correlação existente entre Democracia e Justiça em nosso país, o que causou uma série de debates positivos entre os jovens representantes do Agreste, da Zona da Mata e do Sertão.

Dentre os encaminhamentos do evento destacou-se a elaboração de uma cartilha que visa a sistematização das ações da Comissão e do que ela proporcionou e proporciona na vida dos jovens que dela fazem parte. Além disso, levar aos jovens o conceito de sistematizar para o fortalecimento de suas ações! Foram feitas algumas conversas também em relação às duas propostas de programas de rádio apresentadas pelos jovens do Agreste e da Zona da Mata. Nesse sentido foram construídos alguns encaminhamentos como uma oficina de comunicação específica que visa utilizar o espaço da rádio durante dois dias para que os jovens tanto do Agreste como da Zona da Mata vivenciem na prática como colocar uma programação no ar e como lidar com a parte dos sistemas de operação, com o intuito de que os jovens já comecem se apropriando daquele espaço. Dando continuidade, os jovens do Agreste ficaram nesse sentido com a tarefa de avaliar algumas questões necessárias para o funcionamento da oficina e dos programas de rádio.

Além disso, ao fim dos encaminhamentos cada um dos jovens do Agreste pediram a colaboração dos jovens da Zona da Mata e Sertão para a venda de uma rifa que tem como principal objetivo captar recursos para a região, garantindo os encontros de formação e demais eventos que visem a participação dos jovens. Todos se comprometeram, e os jovens do Agreste também se colocaram à disposição para colaborar com as demais regiões!

Foi pautada também a possibilidade de um programa de rádio apresentado pelos jovens do Agreste com o intuito de fortalecer e estabelecer no município de Cumaru, em Pernambuco, a rede de comunicação entres as juventudes de todas as regiões, dialogando e construído um novo horizonte agroecológico!


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *