Esporte e política em discussão no Festival da Juventude Rural

1ª Olimpíada e 6º Festival da Juventude Rural 1217                                                                                     Foto: Ronaldo Patrício/Ascom Fetape

Por Maria Eduarda da Silva (Cumaru/PE) e Getúlio Roberto (Cumaru/PE), ambos da Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia do Agreste 

Durante os dias 10, 11 e 12 do mês de abril, aconteceu a 1ª Olimpíada e o 6º Festival da Juventude Rural, em Carpina- PE. No primeiro dia, houve a abertura e foram apontados os pontos principais do encontro, que teve representantes Contag, CUT Pernambuco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e muitas outras entidades.

Uma das oficinas do encontro foi marcada por uma interessante discussão sobre a relação entre política e futebol. Primeiramente começaram uma discussão em grupos sobre: Qual a relação entre Futebol e política? E os grupos apontaram pontos onde ambos têm relação: a existência de uma estratégia de ataque e defesa entre os dois; trabalho em equipe; estudo do adversário; critérios e regras tanto no futebol quanto na política não são democráticos; monopólio do capital privado no futebol e no sistema político; controle da mídia no futebol e na política.

O grupo de jovens concluíu que no futebol e na política se joga pra vencer o adversário. Os adversários tentam controlar as informações que são passadas para a população porque quanto mais informação mais critica serão feitas em relação aos dois. Foi discutido também o fato da Reforma política não ter sido aprovada ainda porque se ela for não vai manter os direitos que os governantes querem; o direito trabalhista para todos. E foi discutida a realização da ultima Copa, que aconteceu no Brasil no ano de 2014.

Um dos momentos mais marcantes, foi uma demonstração de um jogo em campo onde jovens mulheres e jovens homens jogaram juntos. Ao terminar o primeiro tempo, foi apontado o fato da exclusão da feminilidade no futebol e na política, ao discutirem isso foi feita uma reforma na estratégia do jogo onde as mulheres e quase todos os integrantes do time teriam que tocar na bola.
Como sugestões, foram apontadas: reforma no sistema político através de uma constituinte exclusiva e soberana; democratização dos meios de comunicação (aprovação do projeto de leis da mídia democrática); mais participação de jovens, mulheres e negros no espaço político; realização de uma ampla mobilização, divulgação e intervenção na sociedade.

A oficina Esporte e reforma política teve como facilitadores José Carlos Veras (da CUT Pernambuco), Marcelo e Auros, que são alunos da UFRPE. Outras oficinas, como a de Jogos, Estatuto da Juventude e Políticas Públicas também foram realizadas durante o encontro, que teve como principal objetivo trabalhar os mecanismos de garantias dos direitos das juventudes.

Após o encerramento das oficinas, todos foram ao Centro da Fetape para colocar suas opiniões sobre as discussões propostas nas oficinas. E a noite do dia 11 seguiu com desfile das jovens e dos jovens agricultores rurais de Pernambuco para escolher qual seria o casal de agricultores que iria representar Pernambuco em Brasília.

O último dia do encontro foi dedicado às Olímpiadas, que tiveram jogos de salão, futebol de quadra e de campo, onde os times femininos e masculinos disputaram corrida e salto. Logo em seguida a ultima apresentação do Pau e Lata, uma grande ciranda, despedida e a entrega das medalhas a todos que participaram das Olimpíadas e do Festival.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *