I SEMINÁRIO DE DEMOCRACIA E JUVENTUDE

Foto: Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA)

Por Mônica Silva e Edson Cipriano

No dia 09 de outubro do ano corrente aconteceu no município de Cumaru, agreste setentrional de Pernambuco, o I Seminário de Democracia e Juventude, que reuniu uma pluralidade de jovens, sendo eles, LGBTQI+, camponeses, universitários, conselheiros municipais de juventude, ativistas, estudantes e participantes do grêmio estudantil de escolas do município juntamente com representantes de organizações populares, sendo elas Centro Sabiá, MST (Movimento de Trabalhadores/as Sem Terra), CJMA (Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia), Levante Popular da Juventude (LPJ), vereadores e professores, secretária municipal da mulher e a Sra prefeita do município, Mariana Medeiros. O evento aconteceu na Câmara Municipal de vereadores da cidade e contou com cerca 60 participantes.

O período da manhã iniciou com a fala do jovem presidente do CONJUVE (Conselho Municipal de Juventude) Getúlio Silva, que trouxe a importância de atores jovens na política, a conversa se prolongou e várias pessoas tiveram a oportunidade de dialogar sobre os direitos das juventudes. A manhã foi leve, descontraída e totalmente proveitosa. Ainda na mesma manhã o convidado Tomás, que veio representando a organização Levante Popular da Juventude, na sua fala, refletiu sobre democracia, juventudes, direitos, o atual cenário político, e várias outras coisas que importam pra vidas e empoderamento das juventudes como sujeitos/as de direitos.  

Foto: Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA)

O intuito desse seminário foi mostrar aos jovens o que é democracia e que os mesmo fiquem bem informados sobre a importância de participar ativamente dos processos políticos desde o seu munícipio até o país. Pois, a democracia grita para que todos e todas possam estar se envolvendo de várias formas e contribuam nas tomadas de decisões, propondo soluções para os problemas vividos pelas populações. E a auto-organização e a autonomia são necessárias para o exercício da cidadania e para garantia de espaços e processos verdadeiramente democráticos.

Faz-se necessário discutir esses aspectos a partir da teoria para assim podermos por em prática no nosso cotidiano, a fim de evidenciar a importância de uma postura participativa num processo de libertação e de humanização voltado para as juventudes.   A jovem Gabriela relatou: “eu gostei muito, achei muito interativo, foi de jovem para jovem, os assuntos abordados acredito que seja de muita importância principalmente para nós jovens… enfim, foi muito legal. Eu construí e desconstruir vários pensamentos meus, aprendi e conheci diversas coisas na qual eu não tinha conhecimento,

foram apresentadas diversas coisas, para nós jovens, mais saberes, e isso foi importante”. Ao término do encontro a última fala foi da Sra prefeita do município, Mariana Medeiros “É urgente a interatividade de mais jovens no campo da política e na luta pela democracia, pois os jovens de hoje serão os atores políticos de amanhã”.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *