Jovens agricultores do Sertão, em busca de sua autonomia

Por Gabriel Venâncio, Kayte Faraela e Jose Carlos (Jovens Multiplicadores de Agroecologia), com colaboração de Nicléia Nogueira (técnica do Centro Sabiá)

A partir do trabalho que o Centro Sabiá desenvolve voltado para a juventude, no território do Sertão do Pajeú, mais específica no município de Flores, vários avanços são identificados, a prova disso é a criação da Comissão Municipal de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CMJMA).

Essa comissão foi criada em janeiro de 2016, com propósito de orientar e aproximar os jovens do munícipio. Para isso, aconteceram algumas reuniões com os representantes dos grupos de bases, que foram discutindo quais as principais necessidades.

Com o intuito de garantir que atividades voltadas para a juventude aconteçam, como O Cine Arte das Flores, formações em diversas temáticas, rodas de diálogos e outros isso independente da ajuda de organização ou movimentos sociais, esta comissão de jovens, começou a fazer várias articulações para arrecadar recursos e garantir a realização dessas atividades.

O primeiro movimento será a realização de um bingo dançante, que vai acontecer na comunidade de Brejinho, município de Flores que além de captar recursos, vai proporcionar lazer, para os jovens como também para a comunidade local. Será convidado um sanfoneiro da comunidade, resgatando e valorizando a nossa cultura nordestina.

“É importante este bingo dançante para a comunidade, para que os jovens não só da comissão mas de toda comunidade e vizinhos estimule-se a se organizar e fazer parte da nossa comissão, sem falar do resgate da cultura nordestina, com o forro pé de serra, que a cada dia mas vem sumido das nossas comunidades tradicionais, e com isso valorizar o desempenho dos nossos jovens e começarem a andar com nossas próprias pernas.” Diz, katy Rafaela da comunidade Matalotagem, município de Flores e Coordenadora da Comissão.

A comissão está apostando que a realização deste bingo será um ponta pé inicial e que vai conseguir garantir a autonomia da mesma.

 “A importância é a visualização e o apoio para uma comunidade carente como a minha que foi sempre esquecida por muitos e agora lembrada por todos, só tenho á agradecer a comissão e a todos envolvidos”. Reforça José Carlos, da comunidade de Brejinho/Flores e vice coordenador de comunicação da comissão.

Para a comissão esse bingo vai ter além de fonte de recurso, vai ser um espaço onde a juventude vai ter a chance de tá mostrando mais uma vez o seu potencial. Pois o bingo desde o inicio teve como protagonista a própria juventude.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *