Juventude em Prosa

Jovens da Mata Sul participam do Curso Realidade Brasileira (CRB)

Whatsapp

12/09/2017

Jovens da Mata Sul participam do Curso Realidade Brasileira (CRB) 

(Foto do coletivo Levante Popular)

Por Ivanildo Paulino da silva( Comissão de Jovens multiplicadores da Agroecologia )

Nos dias 02 á 03 de Setembro de 2017 aconteceu na Universidade Federal da cidade de Vitoria de santo Antão - PE o Curso de Realidade Brasileira, com principal objetivo: explica como funciona a realidade do Brasil. composto por um publico de jovens de Universidades e movimentos sociais.  

O tema do primeiro módulo do Curso foi “Categorias Fundamentais da Economia Política”, facilitado por Eduardo Mara, cientista social, doutor em serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da Direção Nacional da Consulta Popular.

Através de uma dinâmica participativa observamos a diferença de classes existente no Brasil, a desigualdade, o consumismo, assim como em relação aos direitos e deveres da sociedade, de que forma esses deveres são conduzidos, seja ele pela sociedade em geral ou pelos  representantes escolhido pelo povo.

É importante entender a essência que rege as coisas que nos cerca, a história que existe por traz da construção do conhecimento pratico da sociedade, podemos chamar de principio de separação “quando dizemos uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”.  A partir desse ponto temos percepção dessa realidade, Para entender esse processo de transformação é necessário entender o valor atribuído ao objeto, que esta na força de trabalho. Esse processo, no entanto é complexo, pois a sociedade está inserida em um modelo que é conduzido por uma pequena minoria. Que diz representar a todos, quando na pratica não é isso que se observa. A nossa organização social sem moldou numa realidade onde as pessoas precisam fazer parte de um ciclo vicioso de consumo e trabalho gerado pelo capitalismo, que age como uma força repressora e manipuladora, nesse contexto tomamos como exemplo à mídia as escolas, assim como outros métodos, utilizadas pelo capitalismo, para controlar e exercer poder.,  

Para que a sociedade possa obter os seus direitos é preciso que a mesma se organize, entendendo que a classe trabalhadora é a que possui a força de trabalho que rege a riqueza do país, ou seja, do capitalismo. Sendo assim é preciso que a organização social seja construída. O curso de Realidade Brasileira vem com esse intuito de organizar e fortalecer a toda classe trabalhadora desse país.

Nesse primeiro modulo foi mostrado que a esperança, por muito pouca, ainda brilha. Portanto é a essa pequena luz que devemos nos apegar e segurar forte, através de luta e organização a vitoria é conquistada, diante dessa realidade essa será a nossa jornada por   uma sociedade igualitária para todos.