Juventude em Prosa

Encontro Nacional das Juventudes dos Territórios pauta prioridades das juventudes do campo

Whatsapp



18/08/2014

Encontro 4Jovens de todo o Brasil se reuniram para propor políticas e estratégias de permância da Juventude no campo

Por Getulio Roberto (Integrante da Comisssão Territorial de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia do Agreste e coordenador do FOJUPE no Agreste Setentrional)

Entre os dias 31 de julho a 3 de agosto aconteceu, na Cidade de Itamaracá, o Encontro Nacional das Juventudes dos Territórios, evento que reuniu cerca 100 jovens representantes de várias entidades como: CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), PJR (Pastoral da Juventude Rural), entre outras. O encontro teve como principal objetivo reunir os jovens dos mais diversos lugares do país para pautarem suas prioridades na construção de um diálogo com o governo acerca das questões que envolvem as juventudes do campo, assim como as políticas públicas de acesso à terra e de permanência do jovem no meio Rural com acesso à educação de qualidade, Saúde, transporte público e geração de renda.

Para dialogar com os jovens presentes, o evento contou com a participação da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, que pautou as ações de promoção das políticas publicas para a juventude e dos programas executados pela Secretaria. O programa Juventude Viva, voltado para o combate a violência contra a juventude Negra, esteve na pauta. Dentro do diálogo, os jovens perguntaram como a Secretaria trabalha com a juventude negra LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, e Transgênero). Em resposta, Severine Macedo alegou que a Secretaria vem trabalhando nesta linha dentro do programa e acompanhando também a juventude Negra LGBTTT, mas que não existe uma política específica e que o programa abrange o publico como um todo.

2

O Secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida, também esteve presente e falou dos avanços, desafios e metas a serem traçadas dentro dos territórios, como o acesso à terra pela juventude do campo através do PRONAF Jovem, que os Jovens tem tantas dificuldades para acessar. A Secretária de Desenvolvimento Territorial, Andreia Butto, também dialogou com as juventudes presentes priorizando as políticas publicas de desenvolvimento territorial, falando sobre as parcerias estabelecidas entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e a SDT (Secretaria de Desenvolvimento Territorial) com os governos estaduais e municipais e demais órgãos públicos, para maior efetivação de políticas de desenvolvimento dos territórios e fortalecimento dos comitês de juventudes, os quais os jovens criam mas não conseguem manter pois, na maioria das vezes, as políticas não garantam a participação e efetivação das juventudes nesse processo.

Após o dialogo com o governo, os jovens se reuniram por regiões: Nordeste, Centro Oeste, Sudeste, Norte e Sul com a finalidade de debater e ampliar a Plataforma das Juventudes do Nordeste, fruto de nove Intercâmbios Estaduais de juventude ocorridos no Nordeste, entre 2010/2011, e atualizada no Intercâmbio Inter-regional realizado em abril de 2014. A partir da articulação das cinco regiões do País, tornou-se uma plataforma nacional em que as juventudes elencaram as prioridades de políticas publicas que priorizem a realidade do/as jovens Rurais de cada um dos territórios ali representados.