Jovens discutem construção de projeto direcionado à juventude rural

20150614 093809Jovens discutem questões para o fortalecimento da juventude rural

Por Ana Cristina Arruda Costa (Jovem Multiplicadora de Agroecologia)

Durante os dias 13 e 14 de junho, se reuniram, na sede da organização Adessu Baixa Verde, em Triunfo/PE, jovens e técnicos/as da Adessu e do Centro Sabiá, para discutir e planejar a elaboração de um projeto para concorrer ao Edital da Seleção Pública n° 2015-008 – Juventude Rural (Fundação Banco do Brasil/BNDS). Para a realização deste trabalho contamos com o apoio de Sarah Vidal, agrônoma que veio animar este processo.

De início foi feito um levantamento do perfil dos jovens e suas necessidades, como também foram discutidos vários elementos importantes que venham a fortalecer a juventude rural e que são importantes de ser destacados. O foco principal foram as questões de produção e beneficiamento, casados com ações que a Adessu e a COOPCAFA já desenvolvem na região e quem vem dando certo. “Acho muito importante nesta construção a participação de jovens que por sua vez são os protagonistas desta história e estão presentes desde a etapa inicial,” afirma a jovem Raiany Diniz.

Nesta construção foi feito um levantamento de todo o trabalho que a Adessu desenvolve, trabalho importante porque faz com que a Adessu se auto avalie e possa contribuir mais e mais no que diz respeito ao fortalecimento do trabalho que é desenvolvido.

Todos saíram com muitas tarefas de grande importância para a conclusão deste processo. “A atividade foi bastante rica, produtiva, participativa e dinâmica, o que nos deixa bastante otimistas e numa expectativa muito boa com relação aos seus desdobramentos. E vamos simbora, rumo à aprovação!”, diz Riva Almeida, coordenadora local do Centro Sabiá no território do Sertão.

 


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *