Jovens do Agreste contam como foi o PMA das Juventudes na região

10678836 725793307504225 4085417846824883625 nJovens do Agreste participaram de PMA com o tema “Sementes do ontem, frutos
do hoje… Sementes do hoje, frutos do amanhã!”

Todos os anos o Centro Sabiá realiza o Seminário de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de suas ações, tanto quantitativa quanto qualitativamente. O Seminário geral tem como base os Seminários de PMA realizados nas regiões. Além disso, os/as jovens realizam o PMA das Juventudes, também divididos por regiões. Leia abaixo o relato de três jovens sobre o PMA das Juventudes do Agreste. 

Por Gleice Kele da Silva, Maria Eduarda da Silva, Hugo Felipe (Jovens Multiplicadores de Agroecologia)

No último dia 20 de novembro aconteceu o encontro de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) das Juventudes do Agreste. O encontro aconteceu no Santuário das Comunidades, no município de Caruaru, Pernambuco, com o tema “Sementes do ontem, frutos do hoje… Sementes do hoje, frutos do amanhã!”. Com o objetivo de fortalecer a vida da juventude no campo, seja com conceitos ambientais, estruturais, ou culturais, para uma vida mais digna, propiciando reflexão entre os mesmos para fortalecer a organização juvenil e sua participação em ações, formulação de propostas e avaliação do que foi feito.

Pela manhã iniciamos com algumas dinâmicas para nos divertir e harmonizar. Depois disso, Janaina Ferraz, assessora para a juventude do Centro Sabiá, mostrou-nos o tema e conversamos um pouco sobre as sementes que plantamos e colhemos e as que plantaremos para colher; sejam elas ações, comunicações, objetivos.

Logo então, Cláudio Braga ressaltou o que é a ONG Habitat Para a Humanidade, da qual ele faz parte, suas participações e objetivos; também uma apresentação sobre política e cenários eleitorais. Carlos Magno, coordenador local do Centro Sabiá no Agreste, falou sobre a politicalização das coisas, as decisões políticas e suas influências correspondendo também a mostrar o quanto elas atingem principalmente a juventude. Em seguida aconteceu um debate de conjuntura tanto sobre a política, como também a violência que atinge os jovens e ainda mais os jovens negros. Não deixando de falar um pouco sobre a história do Brasil, e a luta dos quilombolas que fugiam das fazendas e dos cafezais, para sair do sofrimento. Foi uma forma de refletir a luta dessas pessoas até os dias de hoje. À tarde aconteceram as apresentações dos municípios sobre as ações concluídas, os desafios e o que não conseguimos realizar.

Na manhã seguinte iniciamos com uma dinâmica para despertarmos. Janaina ressaltou sobre o PMA e, em seguida, Ewerton Gustavo explicou-nos sobre a Chamada de ATER, sua origem, para que serve e como funciona. Em seguida os grupos apontaram novos planos para fortalecer o município, embora poucos, mas que estão ao nosso alcance.

Portanto, a experiência aprofundou o conhecimento dos jovens, para que eles possam levar para a sua localidade tudo o que aprenderam durante o encontro, e com isso tentar pôr em pratica todos os planos discutidos e motivados.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *