Jovens do Sertão realizam Semana das juventudes

Por Gabriel Venâncio*

Fotos: Erickson Lima

A I Semana Municipal das Juventudes de Iguaracy, Sertão de Pernambuco,  aconteceu entre os dia 06 e 12 de agosto do corrente ano com o tema Juventudes e os Desafios do nosso tempo. O evento também aconteceu no distrito de Jabitacá, que faz parte de Iguaracy. A I semana municipal das juventudes foi uma iniciativa da secretaria e diretoria de juventudes do município do referente município e contou com a colaboração da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CJMA), Fórum de Juventudes de Pernambuco (FOJUPE), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), que fizeram palestras e organizaram o evento.

Os colaboradores foram jovens que vieram de diversas cidades para participar do evento como Flores, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Santa Terezinha, Tupanatinga e Solidão. Todos os jovens foram convidados pela diretora de juventudes de Iguaracy, Rosangela Queiroz, e Maria da Conceição mais conhecida por Ceiça que integra CJMA, PJR e FOJUPE e também do Conselho Municipal de Juventudes de Iguaracy. 

Vários temas foram discutidos nessa semana das juventudes dentre eles, a campanha jovem pelo direito de viver, congresso do povo, feminismo, homofobia, religiosidade, LGBT fobia e negritude.Tambémaconteceram algumas rodas de diálogos e escuta de jovens. Dialogou-se sobre direitos humanos e cidadania LGBT, com Safira Luíza, identidade e alto aceitação da negritude com Ceiça, e organização e mobilização com Luiz Filho. Também se tratou sobre o congresso do povo, que aconteceu no sertão do Pajeú na cidade de Tabira e sobre o a participação no  II Agosto das juventudes marcado para  24, no Recife, além da campanha jovens pelo direito de viver que é uma campanha do Fórum de Juventudes de Pernambuco.

Durante as atividades de grupo rolaram algumas perguntas sobre qual a cara das juventudes de Iguaracy, as conquistas e as denúncias que os jovens tinham. As respostas serviram para construir  um documento chamado deplano de açõeso qualserá  entregue dia 28 na seçãoordinária da Câmara de Vereadores do município. O propósito é que as demandas das juventudes sejam acolhidas pelo poder municipal para melhorar a vida dos jovens. Muitos outros temas também ficaram por conta da I semana de juventudes, como o ID jovem, estatuto das juventudes, e campanhas do estatuto e nosso, e campanha de retirada de documentos grátis para todos os jovens que se disponibilizaram a estar presentes. 

“O que eu esperava foi além da expectativa, e partindo do trabalho de vocês foi além, pois eu ainda não conhecia o trabalho de vocês. Não sabia direito do que vocês eram capazes, Ceiça foi me dando as referências e indicações e fomos construindo essa rede. No início estava mim sentindomuito sozinha, com desejo de fazer acontecer mais sem pernas para corre atrás de tudo. Então vocês foram fundamentais, trouxeram muita energia positiva, alegria, força positiva de orientação. Me fortaleceu mais ainda, mostrar para os que não acreditavam que era possível sonhar, e como isso pode alimentar as expectativas da direção e os trabalhos com juventudes. Não é fácil, pois ainda é tudo muito novo pra mim, mas que com as vivências de vocês, as experiências, me traz uma palavra de incentivo. Estou me sentindo aprendiz com cada um de vocês e espero sempre poder contar com os trabalhos do vocês daqui pra frente”,  afirma a  diretora de juventudes de Iguaracy, Rosângela Queiroz.

“Essa semana da juventude nos trouxe muitos pontos positivos e muitas oportunidades, a de falar nossas vontades e desejos, e é algo que vai ser muito proveitoso para nósjovens”, reforça a jovem estudante do município de Iguaracy Bianca Lucena. 

Oevento foi de inteira aprendizagem, pois discutiu-se inúmeros temos além dos problemas relativos as juventudes. Também se reforçou a importância de preservação das culturas com o grupo de dança Filhos do Sole da Associação Filhos do Sol, que trouxeram apresentações de capoeira. O momento de religiosidade aconteceu com o pastor Cicero Flávio e o grupo do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), também do município de Iguaracy.

A I Semana da Juventude veio para fortalecer e mostrar que a juventude unida muda ideias e muda o meio onde vivi, pois, uma coisa é um jovem falar de uma problemática, outra coisa é quinhentos jovens falar dos mesmos problemas, e mostrar também que juntos são mais fortes. Foram plantadas diversassementes no encontro que já começam a germinar, como por exemplo, o Plano de Ações das Juventudes. O Plano nasceu da ideia da semana das juventudes que se  ampliou a outros municípios vizinhos já pensam em realizar também  como Carnaíba, Flores e Afogados da Ingazeira

 

*Gabriel Venâncio faz parte da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CJMA) do município de Flores – Sertão de Pernambuco

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *