Juventude presente no Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Riacho das Almas

por Gerson João da Silva (CTJMA Agreste – Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores/as de Agroecologia)

No dia 24 de fevereiro de 2015, reuniram-se na Câmara de vereadores os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS) de Riacho das Almas, no Agreste pernambucano. Participaram da reunião todos representantes das Associações do Município, representantes do Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA) e representantes da Secretaria de Agricultura do município.

O representante do IPA repassou algumas atividades que estão sendo desenvolvidas em Riacho das Almas e esclareceu as duvidas dos/as Associações a respeito do Garantia Safra (seguro pago pelo Governo Federal para os agricultores familiares que tiveram perdas nas safras por conta da seca). O representante da Secretaria de Agricultura realizou sua fala destacando as conquistas que as associações vêm obtendo com sua forma organizacional.

Foi debatido por todos e todas os/as representantes das associações a necessidade que o município tem de assistência técnica na área rural. Sendo assim, ficou marcado para a próxima reunião uma discussão mais ampla a respeito desse tema. Também foram debatidas as melhorias que vem ocorrendo nas comunidades por meios de oficinas que algumas associações vêm articulando com ONGs.

A participação da juventude no CMDRS ainda é limitada, tendo apenas um jovem participando e com poucas oportunidades de fala. Por muitas vezes, não é levado muito a sério, e com isso a participação da juventude se torna algo muito superficial. Mesmo assim, não desisto de participar e propor. Ainda que com um pouco de dificuldade em manter um diálogo mais concreto com alguns dos representantes do Conselho, me sinto contemplado em estar representando a juventude com uma cadeira neste espaço, e fico mais feliz ainda em saber que estou construindo novas possibilidades de participação na perspectiva das juventudes em espaços públicos.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *