“Juventude, qual é a nossa conduta? Ir a luta, ir a luta, ir a luta!”

Encontro da Comissão Territorial de  Jovens  do Agreste - 09 e 10.07 168Jovens do Agreste se reuniram em Caruaru para discutir propostas para os
seus municípios / Foto: Sara Brito – Acervo Centro Sabiá

Por Maria Eduarda da Silva (Jovem Multiplicadora de Agroecologia do Agreste)

Nos últimos dias 9 e 10 de julho de 2015 aconteceu no Santuário das Comunidades, no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco, o III módulo da formação de jovens do Projeto Água para Vida, uma parceria do Centro Sabiá e da Habitat para a Humanidade Brasil. O encontro concluiu o processo de formação, que teve inicio no mês de maio de 2014 com o intuito de construir propostas para que a mudança aconteça em cada município dos jovens que participaram.

Cerca de 40 jovens do Agreste Central e Setentrional estavam reunidos. Desde Cumaru até Vertente do Lério. Jovens Multiplicadores de Agroecologia discutiram sobre diversos temas e fortaleceram o seu conhecimento, como é o caso de Adelson dos Santos, técnico em agroecologia da comunidade Ramada, no município de Riacho das Almas:

“Para mim, como técnico em agroecologia, é uma novidade ver tantos jovens reunidos em prol de uma agricultura familiar mais sustentável. E uma das coisas que eu achei interessante, foi a temática usada pelo Centro Sabiá, junto com a Habitat, para juntar esses jovens e para formar políticas. Uma das coisas que também me chamou a atenção foi a maneira como foi discutido. Porque somos acostumados a só encontrar esses debates em câmaras, em lugares mais fechados. E aí você vê que o jovem atualmente está mais focado, principalmente o jovem rural, em lutar pelas causas sociais. Enfim, esses dois dias de encontro foram maravilhosos.”

E o caso de Renata Soares, jovem de Cumaru:

“Foi a primeira vez que eu participei do encontro de jovens. Meu nome é Renato, mas me considero como Renata. Para mim, foi um grande aprendizado. Conheci pessoas novas, desenvolvi dinâmicas que nunca tinha desenvolvido. Falei de assuntos que nunca falei. Adquiri inúmeros conhecimentos. No início fiquei um pouco perdida nos assuntos, mas com o passar das horas, eu já me achei no grupo, e comecei a debater com os demais. Para mim foi de grande satisfação, quero estar novamente nos grupos, não só como participante, mas sim atuando com todos os jovens.”

A assessora para juventudes do Centro Sabiá, Janaina Ferraz e o arte-educador Jonatas de Carvalho, abriram um debate sobre os vídeos que foram mostrados aos jovens, que mostravam a prática da agroecologia familiar (o vídeo Comida que Alimenta) e algumas práticas do FOJUPE (Fórum das Juventudes de Pernambuco).

Encontro da Comissão Territorial de  Jovens  do Agreste - 09 e 10.07 120Vídeo sobre o Curso de Formação em Políticas Públicas de Juventude do Fojupe foi
reproduzido durante o encontro / Foto: Sara Brito – Acervo Centro Sabiá

É necessário que os nossos direitos que levaram tanto tempo para ser construídos, não sejam destruídos. O encontro levou em consideração principalmente a importância de trazer os nossos direitos à tona. Discutimos as demandas das comunidades e as apresentações de temáticas e problemas nos municípios enquadravam principalmente a educação e a saúde como critério de máxima importância.

É importante destacar que os jovens levem em consideração que a questão da permanência no campo é muito viável. E a Habitat veio para fortalecer os encontros da Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores de Agroecologia, não só em número, mas na qualidade dos debates. O encontro foi uma forma de expor as demandas dos jovens, a partir da busca de cada um pelos seus direitos e deveres. A estratégia de construir grupos nas comunidades, não é só para entre eles existir um debate sobre as políticas públicas no meio social, no meio rural/meio urbano, na questão juvenil, mas também tirar os jovens do vício, do álcool, da droga, libertar o ser humano para a vida.

Com a sistematização do material produzido podemos perceber a multiplicação dos conhecimentos para além desse projeto, com o processo de formação. Ele serviu para encarar as coisas de frente, ampliar o conhecimento político e estratégico e a melhoria do espaço e o modo de viver. A partir de pequenas coisas conseguimos mudar tudo, com a perspectiva de nos articularmos na questão do todo, da maneira como vamos mudar, na maneira de como vamos construir juntos uma forma administrativa.

Clique aqui e assista ao vídeo com as propostas dos jovens para suas comunidades! 

Clique aqui e leia matéria do Centro Sabiá sobre o encontro de formação com a juventude!  


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *