Juventude reunida para sistematizar e divulgar suas experiências

Reunião CTJMA Sertão 07 e 08.07 Sist.Exp 56
Jovens construíram linha do tempo a partir de suas próprias experiências / Foto: Acervo Centro Sabiá

Por Cícera Maria (Jovem Multiplicadora de Agroecologia do Sertão)

O encontro da Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores em Agroecologia (CTJMA) do Sertão aconteceu nos dias 07 e 08 de julho de 2015, e contou com a participação de 19 jovens de comunidades rurais dos vários municípios: Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi, Flores, Iguraci e Carnaíba. O encontro visou a construção e sistematização das experiências vividas pela juventude no âmbito das suas vidas cotidianas, social e nas organizações de base e grupo de jovens nos quais participam, a partir da assessoria do Centro Sabiá.

A proposta é a sistematização de uma cartilha que tem como objetivo fazer um resgate dos últimos 10 anos da organização da CTJMA, refletindo qual a importância do papel da comissão na suas vidas, no que contribui a participação em oficinas, cursos, formações e intercâmbios, como veio a somar de forma positiva e como contribuem os conhecimentos adquiridos para melhorar sua ações e práticas na sua família. Até mesmo contribui na formação na área da agricultura e ambiental de alguns jovens participantes, que através das suas participações nesses espaços se identificaram e hoje trabalham na área, seja em sua própria propriedade ou prestando assessoria em ONGs. Alguns jovens saíram para morar na cidade, mas hoje voltaram e pretendem continuar morando no campo. Mas também tinha jovem que estava chegando neste dia e que estava gostando da atividade e pretendia continuar participando, porque seria a oportunidade de rever os amigos e conhecer pessoas novas e adquirir conhecimentos e trocar experiências, novos aprendizados.

Isso foi feito de forma dinâmica escrita e com a apresentação da linha da vida de cada um. Na divisão dos grupos, os jovens fizeram apresentações das suas vidas em forma de: fanzine, revista, depoimento, jornal e gibi ou a escolha de cada grupo. Ressaltando a importância do registro vivido pois os jovens passam e isso servirá de exemplo para outros jovens se espelharem. É também uma oportunidade de divulgar a experiência exitosa de um grupo organizado como a CTJMA, ganhadora do Prêmio Odair Firmino, que valoriza experiências de caráter coletivo que defendem e promovem os direitos humanos.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *