Juventude se reuniu no Sertão do Pajeú para Conferência Territorial

Conferência territorial pajeú 700x525Delegados e suplentes foram escolhidos na conferência / Foto: Acervo Centro Sabiá 

2º conferência territorial de juventude do Sertão do Pajeú teve como lema “As várias formas de mudar o Brasil”

Por Josilma Farias e Alane Custódia (Jovens Multiplicadoras de Agroecologia do Sertão do Pajeú)

Durante o mês de agosto, aconteceram várias atividades relacionadas à juventude em Santa Cruz da Baixa Verde. Teve um encontro preparatório para a 2º Conferência Territorial de Juventude, já que não houve conferência no município, com o propósito de criação de uma associação para os jovens, e a renovação dos membros do Conselho Municipal de Jovens. O encontro reuniu 40 jovens das comunidades Sítio Serra da Bernarda, São Bento, Santa Clara, São Domingos, Arado, Jatiúca, Santana dos Guerras, Mulungu, Bom Jesus, e Batinga.

Já no dia 1º de setembro de 2015 foi realizada a 2º Conferência Territorial de Juventude do Sertão do Pajeú, na Câmara de vereadores de Afogados da Ingazeira, com o tema “AS VÁRIAS FORMAS DE MUDAR O BRASIL”, abrangendo os 20 municípios do Sertão do Pajeú. Com a presença de jovens do território do Sertão do Pajeú, teve também dentro da conferência a composição de uma câmara temática de jovens do colegiado do território do Sertão do Pajeú, com o objetivo de conseguir projetos para trabalhar com a juventude.

Tendo para discussão das propostas da conferência os temas: agricultura familiar, Agroecologia e sustentabilidade. Direito à terra, território, participação e sucessão rural. Gênero, diversidade, igualdade, educação, cultura e lazer. Economia solidária, empreendedorismo, e geração de renda.

Estiveram presentes na Conferência o Coordenador do Colegiado do Território do Pajeú, a diretora de juventude da Fetape, vereadores, a representante dos jovens do Polo Sindical do Sertão do Pajeú, representantes da Rede de Mulheres do Pajeú, da Diaconia, ECOSOL, Instituto Federal de Pernambuco, Centro Sabiá, Universidade Federal Rural de Pernambuco, diretores(as) dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Pajeú, equipe do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Sertão do Pajeú.

Conferência territorial pajeú2 700x434Também aconteceu um encontro preparatório para a Conferência / Foto: Acervo Centro Sabiá

Saíram encaminhados da 2º Conferência Territorial de Juventude do Sertão do Pajeú sete delegados e sete suplentes de vários municípios do Sertão do Pajeú para levarem as propostas para 3º Conferência Estadual de Juventude que acontecerá nos 05 e 06 de outubro de 2015. Foram também eleitos pela plenária seis jovens (as) para composição da Câmara Temática de Jovens do Colegiado do Território do Sertão do Pajeú, sendo esses representantes, dois do Polo Sindical, um da Pastoral da Juventude Rural, uma organização não-governamental (o Centro Sabiá), um assentamento e um crede fundiário.

A juventude é quem constrói o presente e o futuro. Os jovens já têm seus direitos garantidos desde 05 de agosto de 2013, nas leis nº 12.852, mas esses direitos ainda não são exercidos e não atendem às necessidades dos jovens, as politicas ainda são muito frágeis para que os jovens consigam ter acesso a seus direitos. É preciso ir à luta e buscar, com garra e força, juntos e unidos por um só objetivo: “melhorias para nossa juventude, é o que buscamos, queremos juntos em um só barco venceremos, até mesmo os piores pesadelos que assustam a juventude”.

 


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *