Juventudes da Zona da Mata exercitando a solidariedade e multiplicação dos conhecimentos.

Foto: Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA)

Por: Allison Oliver, novo jovem multiplicador da agroecologia do município de Palmares/PE

No dia 12 de Outubro de 2019, aconteceu o evento do dia das crianças com uma missa, e logo em seguida tivemos um almoço com toda equipe “Doadores de Sorrisos”, a partir das 15h00 realizamos as festividades com as crianças do Bairro Dom Acácio (Quilombo II) em Palmares (PE), onde realizamos um Bingo no qual sorteamos 2 Bicicletas, 2 Tablets, 1 Piscina e diversos brindes pelo o número da cartela, brincamos e lanchamos com a toda a garotada, numa estimativa de umas 500 crianças.

Esta ação vem sendo realizada a 5 anos, foi criada por um jovem que teve a iniciativa em ajudar as pessoas e posteriormente se juntou com um grupo de amigos do colégio e montou todo esse projeto que se chama Doadores de Sorrisos. O projeto vem realizando diversas ações como visitas ao Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), Abrigo São Francisco de Assis (Idosos), Lixão e Zona Rural de Palmares, Lar Santa Heleninha (Abrigo com crianças que foram abandonadas ou retiradas dos pais), projetos esses que nos mobilizamos e arrecadamos doações para levar sorrisos a estas pessoas que por vezes estão em situações de doenças e tristezas profundas.

Na visita ao HCP fomos a caráter, tipo doutores da alegria e levamos suplementos alimentares, produtos de higiene pessoal e kits de lanches. No dia das avós e dos avôs, fomos visitar os idosos que se encontram no Abrigo São Francisco, onde realizamos um lanche da tarde, brincadeiras e doações de fraldas e alimentos não perecíveis para mais de 50 idosos.

No Lixão e Zona Rural de Palmares realizamos o projeto Natal Sem Fome, onde fizemos entregas de sopão, panetones e brinquedos para toda criançada, além de doações de cesta básica, produtos de higiene e água mineral. Na visita ao Lar Santa Heleninha não foi diferente, realizamos brincadeiras com todas aquelas crianças e adolescentes que lá se encontravam numa faixa etária de 0 a 20 anos, sempre visitando e levando amor para aqueles que mais precisam e sempre será assim fazendo o bem sem olhar a quem, nosso lema é “Ser o motivo de sorriso é a nossa felicidade” e é exatamente isso, ver o sorriso e gratidão nos olhos deles sempre foi nosso motivo de não querer desistir nunca de ajudar o próximo, vocês não podem ter essa mesma oportunidade de participar de um projeto social, mas existem diversas formas de ajudar alguém, basta você querer…, faça isso, ajude as pessoas, ajude o próximo, ajude sem olhar a quem. 

Outubro foi um mês com bastante experiência, no dia 21 a 23 tive a honra de participar da CJMA (Comissão de jovens multiplicadores/as da agroecologia) onde fui a um intercâmbio no agreste pernambucano na cidade de Orobó e tive diversas experiências com horta e produção de alimentos. Estes aprendizados foram tão ricos que logo em breve colocarei em prática na minha comunidade, onde também criarei um grupo de jovens multiplicadores e levarei todo esse conhecimento adquirido para aqueles que não conhecem ou não tem a prática, como eu que moro na Zona Urbana.

 

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *