Levante Popular pela Democracia em Rio Formoso

Por Geisiane Paula Pacheco da Silva (Jovem Multiplicadora de Agroecologia, coordenadora do Levante Popular da Juventude em Rio Formoso e coordenadora do FOJUPE)

No dia 06 de julho nos reunimos na Colônia de Pescadores no município de Rio Formoso, onde houve um encontro com a juventude local, para formar uma célula do Levante Popular da Juventude. Para esse primeiro momento estavam presentes 15 jovens. Iniciamos com a apresentação do que é o Levante Popular da Juventude; através de textos e vídeos, debatemos a atual conjuntura trazendo a importância de uma juventude empoderada, para que possamos nos adentrar na luta a favor dos nossos direitos.

Tenho me preocupado em debater vários temas: geração de renda, cultura, saúde. Me posiciono também em defender as mulheres camponesas, a juventude. De antemão venho trazendo a importância de empoderar os jovens para que sejam protagonistas de suas próprias histórias. Nas experiências que tenho acumulado nesse processo de luta quero ampliar ainda mais conhecimentos e lutar pela democracia. 

 

“E assim veremos florir os girassóis,
ouviremos canções de liberdade,
viveremos em uma grande sociedade,
onde florescerão todas as virtudes.
Sentiremos o pulsar de cada coração
e a igualdade não terá fronteiras;
no dia em que a nossa bandeira
estiver nas mãos das juventudes.”

                       Ademar Bogo

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *