Mulheres são maioria no Comitê pela Democracia de Rio Formoso

Sindicato dos Trabalhadores Rurais sediou primeiro encontro do Comitê em Rio Formoso / Foto: Arquivo Centro Sabiá

Por Geisiane Paula Pacheco (Integrante da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia e da Coordenação do FOJUPE – Fórum de Juventude de Pernambuco) 

No início de junho, aconteceu no Município de Rio Formoso um ato pela democracia com a Inauguração do Comitê Popular Pela Democracia no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, sendo mais de 50% mulheres, incluindo representantes do Movimento Quilombola, Associação dos Agricultores/as, Associação dos Pescadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fetape, Centro Sabiá, Grupo de Mulheres Rurais, Comissão de Jovens Multiplicadores de Agroecologia (CJMA), jovens da Zona Urbana e Coordenação do Fórum de Juventude de Pernambuco (FOJUPE).

A atividade começou com roda de diálogos e análise sobre a conjuntura política, repudiando o presidente interino Michel Temer. No decorrer da reunião tivemos troca de experiências e desabafos de alguns moradores locais, depoimentos de jovens, à exemplo da Jovem Luciana Maria Santo Silva, de 14 anos, que mora na Vila Olho D’Água 2, no município de Rio Formoso: “Fico feliz por ver aqui, pescadores, agricultores, jovens, mulheres, juntos lutando por um país mais justo e democrático. Minha felicidade maior é que fundando esse Comitê aqui significa uma forma de resistência e luta pelos nossos direitos. E quem vai fazer o comitê permanecer é a força de cada um e uma e ele permanece até enquanto nós quisermos e se depender de mim ele vai ficar por muitos dias até que conseguirmos tirar Temer do poder”, afirmou. 

Muitos presentes ressaltaram a união dos movimentos sociais para lutar por nossos diretos que nos foram tomados. Com o apoio da Colônia de pescadores e STR, houve uma oficina com a juventude para confecção de camisas com varias frases -“Vai Ter Luta”, Já Tem Luta”, Fora Temer – repudiando esse governo que não nos representa. A mobilização segue com reuniões com a Colônia dos Pescadores no Município de Rio Formoso, um encontro com as Mulheres com palestras sobre direitos fortalecimento feminista e em prol da democracia.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *