Porque política também é coisa de jovem!

por Wandreson Rodrigues (Jovem Multiplicador de Agroecologia da Comunidade Santana dos Guerras, Santa Cruz da Baixa Verde)

No dia 20 de maio de 2017, em Santa Cruz da Baixa Verde, aconteceu o 1° Encontro das Juventudes, com o tema: “Porque política também é coisa de Jovem”. O encontro foi uma realização do Comitê pela Democracia de Santa Cruz da Baixa Verde, o qual é composto pela Adessu, Centro Sabiá, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Encontro Jovens com Cristo – EJC e Conselho da Juventude. 

O Encontro teve como objetivo fortalecer as juventudes, através de debates pautando a reforma da previdência e a atual conjuntura política, além de reunir vários jovens para discutir questões do interesse de todos/as. Contou com muita poesia, versos, repentes, oficina de estêncil, como também discutiu várias questões da atualidade, como Análise de Conjuntura, facilitada por Fabinho do STR de Serra Talhada; nos carrosséis de experiências: Movimento Estudantil, facilitado por Clóvis da UAST/UFRPE; Gênero e Negritude, facilitado pelo Coletivo Fuah e Reformas da Previdência, facilitado por Vera da CUT. 

Todas as temáticas são interessantes, dando destaque para o movimento dos alunos secundaristas do grêmio estudantil de Serra Talhada na pessoa de Clovis Silva, que falou do surgimento do movimento e das lutas e resistência do mesmo, que luta por uma escola para todos, uma educação de qualidade e a continuidade no ensino superior. Foi comentada também a atual conjuntura política em nosso país, que está afetando toda a classe trabalhadora, principalmente o trabalhador rural e a juventude. Este foi o I Encontro das Juventudes de Santa Cruz, um movimento importante para debater temáticas que os jovens não têm oportunidade de ver em outros espaços.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *