Primeira Feira de Empreendedorismo Sustentável

Foto: Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA)

Por Maria José, jovem da Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia

Aconteceu nesta quinta-feira, 07 de novembro de 2019, a culminância dos projetos BAÚ MATEMÁTICO: EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL e o BAÚ CULTURAL: TUDO QUE O SERTÃO TEM DE ENCANTOS E DESENCANTOS. Na oportunidade tivemos a I Feira de Empreendedorismo Sustentável e um mine museu sertanejo, representando a nossa cultura. 

Foi maravilhoso contar com grande participação dos pais que sempre prestigiam o nosso trabalho, a quem agradecemos de coração. Também recebemos os alunos e professores da Escola Domingos Jacinto Ferreira, a professora e amiga Lúcia Helena Lima Santos, a quem temos grande estima e consideração e o biólogo Roberto Arraes que também nos deu a honra de sua presença, a ele também agradecemos. 

Mas o nosso agradecimento especial vai para os NOSSOS PROFESSORES por serem tão dedicados e comprometidos! 

Foto: Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA)

“O sucesso do nosso trabalho está na força da nossa união!”, afirmou a coordenadora Cida Amaral.

“Nossa escola teve o prazer de trabalhar assuntos de suma importância. Tendo como foco a sustentabilidade. Os temas foram: Baú Matemático: Empreendedorismo sustentável, o despertar da consciência, aprender, crescer e empreender! Baú cultural: o que o sertão tem de encantos e desencantos. Na culminância dos projetos foi realizado apresentações dos alunos, barracas com comidas sustentáveis, barraca dos brinquedos feitos de garrafas pets, artesanatos, plantas medicinais, remédios caseiros a base de cascas é ervas é seus benefícios pra saúde e entre outras atividades”, disse a professora Viviane Martins.

“Quando o ser humano ama ele é capaz de despertar isso no próximo. Eu amo a natureza e tudo que ela nos dá. Acho que tenho conseguido despertar isso nas crianças. Como já lhe falei, meu sonho é viver num ambiente totalmente sustentável: reciclando, transformando, zelando do meio ambiente. Minha paixão pela natureza já vem de muito tempo, mas somente este ano tive oportunidade de investir mais nessa área. Tudo começou no Baú Sustentável no início do ano, onde eu e meus alunos ficamos responsáveis de criar canteiros ornamentais, do qual você mesma participou. Hoje nossa escola  tem outra cara, graças aos que se empenharam. E agora, no Baú matemático com o tema “Sustentabilidade e empreendedorismo” Eu procurei investir nas plantas medicinais e hortaliças. Muitas oficinas foram desenvolvidas no decorrer do projeto: aula passeio para conhecer pessoas que sobrevivem por meio de práticas da Agroecologia, lemos e pesquisamos os benefícios das ervas medicinais, realizamos palestras na salas…enfim… E hoje 07/11/19 fizemos a culminância do projeto com as exposições, como você mesma viu, o qual consideramos um sucesso”, relatou a professora Maria Aparecida Barbosa.

“Hoje tive o prazer de participar desse projeto que aconteceu na escola, a convite da mesma Maria Aparecida Barbosa, onde há alguns meses fui chamada pra implantar canteiros, com garrafas pets, reciclando é incentivando os alunos a cuidar é valorizar o meio ambiente. Grata pela valorização é reconhecimento das práticas agroecológica, adquirida e repassada. A escola José Batista Neto está de parabéns por proporcionar essa feira dentro do projeto. O bioma caatinga tem suas riquezas medicinais”, contou Maria José, técnica em Agroecologia.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *