Feira em Porto de Galinhas promove agroecologia da Zona da Mata

FOMENTO

Feira em Porto de Galinhas promove agroecologia da Zona da Mata

Ideia é incentivar o consumo entre moradores e turistas e fomentar a comercialização de produtos mais saudáveis e com preço justo
Publicado em 16/09/2015, às 10h54

Da Editoria de Economia (Por Raissa Ebrahim)

feira

 

 

 

 

 

 

LEGENDA: Além da comercialização, também estão previstas oficinas sobre agricultura familiar, alimentação saudável, dança circular e uma rodada de negócios, envolvendo gestores públicos, empresários do município e agricultores e agricultoras
Foto: divulgação/Centro Sabiá


No dia 25 de setembro, a praia de Porto de Galinhas, a mais movimentada do Litoral pernambucano, vai receber uma edição da Feira de Saberes e Sabores. A ideia é incentivar o consumo entre moradores e turistas e fomentar a comercialização de produtos mais saudáveis, produzidos e beneficiados de forma agroecológica por famílias agricultoras de seis municípios da Zona da Mata de Pernambuco.

Outro objetivo é dinamizar a produção de agricultores e agricultoras, especialmente mulheres e jovens, possibilitando geração de renda para as famílias envolvidas e produtos de qualidade para a população local. Além da comercialização, também estão previstas oficinas sobre agricultura familiar, alimentação saudável, dança circular e uma rodada de negócios, envolvendo gestores públicos, empresários do município e agricultores e agricultoras.

A lista de produtos é bem ampla. Ao todo, serão 40 barracas, onde estarão expostos produtos de mais de 50 famílias de Sirinhaém, Tamandaré, Ribeirão, Rio Formoso, Palmares e Ipojuca. Serão vendidos licores, polpas de frutas, doces, pasteis, hambúrgueres vegetarianos, mel, pães de macaxeira, abóbora, feijão verde, ovos caipira, macaxeira crua e pré-cozida e uma grande diversidade de frutas e hortaliças in natura, além de dos tradicionais beju, tapioca, bolo de goma e do caldo de cana.

A Feira de Saberes e Sabores faz parte do projeto Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo, executado pelo Centro Sabiá com patrocínio da Petrobras, através de edital, e apoio do governo municipal, por intermédio da Secretaria Especial de Agricultura e da Secretaria de Turismo e Cultura de Ipojuca, e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

A missão do Centro Sabiá é também assessorar tecnicamente essas famílias. A coordenadora do centro na Zona da Mata, Ana Santos, explica que esse é o segundo edital da Petrobras para o qual eles conseguem ser selecionados. Esse segundo projeto termina agora em outubro. Como resultado, já foram instaladas duas unidades de beneficiamento de polpas de frutas: uma no Engenho Conceição, em Sirinhaém, e outra em Rio Formoso, na comunidade Assentamento Amaraji, que também ganhou um entreposto de mel. As unidades recebem produção dos municípios onde estão instaladas e também dos arredores, ampliando o alcance de atuação.

Essa é a primeira vez que a feira acontece em Porto de Galinhas. A Saberes e Sabores já aconteceu em Palmares e Rio Formoso. Nesta última localidade, em 2011, o evento e a rodada de negócios renderam boas parcerias. Atualmente restaurantes e lanchonetes de Rio Formoso, Barreiros e Sirinhaém recebem a produção das famílias. O município de Ipojuca, segundo o Centro Sabiá, já sinalizou que quer promover o evento de forma permanente. Ainda não se sabe se com edições semanais, quinzenais ou mensais.

Serviço

FEIRA DE SABERES E SABORES EM PORTO DE GALINHAS / IPOJUCA-PE

Data: dia 25 de setembro de 2015

Hora: a partir das 8h

Local: Rua Beijupirá – próximo a agência do banco do Brasil e ao restaurante Fiteiro

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *