Notícias

“Vai florescer, o ser divino que está dentro de você, vai florescer...”

Whatsapp



09/07/2020

Foto: Acervo do Centro Sabiá

“Vai florescer, o ser divino que está dentro de você, vai florescer...”

RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA Online

Por Aniérica Almeida, assessora para agricultura urbana do Centro Sabiá e terapeuta comunitária integrativa e Janaina Ferraz assessora das Juventudes do Centro Sabiá, consteladora sistêmica familiar e terapeuta integrativa

Existe um ditado popular que diz que “quando a boca cala o corpo fala e quando a boca fala o corpo sara” e é com base na sabedoria popular que a Terapia Comunitária Integrativa – TCI atua. Embasada numa metodologia de trabalho grupal que procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular a partir da escuta das histórias de vida relatadas e da corresponsabilidade na busca de soluções e superação de desafios do cotidiano. 

A TCI objetiva também construir redes sociais solidárias de promoção da vida, mobilizando recursos e competências dos indivíduos, famílias e comunidades, proporcionando o resgate da autoestima e a inserção social nos grupos de trabalho. A TCI foca sua ação na promoção da saúde plena e na superação do sofrimento humano e compreende que os sentimentos e os problemas diários não compartilhados/trabalhados, podem trazer um grande prejuízo de ordem física e emocional para a vida das pessoas.

Existente a mais de 35 anos e compondo o quadro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) a TCI sempre foi realizada de forma presencial em diversos espaços como sede de associações, espaços comunitários e postos de saúde. No entanto, diante do atual contexto de Pandemia que vivemos a mesma tem se adequado ao formato online e contribuído para a saúde das pessoas e superação dos impactos resultantes do isolamento social.

A primeira Roda de Terapia Comunitária online ofertada pelo Centro Sabiá aconteceu no dia 01 de Julho de 2020 e teve a participação de 18 pessoas de diversos estados do Brasil como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Maranhão, Piauí e Rio de Janeiro e foi uma rica experiência de acolhimento, partilha de saberes e superações entre os/as participantes como relata Elivânia Leal: “esse encontro foi maravilhoso! Poder escutar as pessoas, perceber que os sentimentos delas compartilham com os meus, foi um alento para o meu coração. A verdade de Lina me tocou profundamente.  Naquele dia eu estava aberta a ouvir e a me ouvir também. Aceitei, sem questionar, àquela voz que vem lá do fundo do meu ser. Foi muito emocionante, me trouxe leveza, amor, esperança, foi como se tivesse sido colocada nos braços, acalentada, cuidada, foi mágico!  

No final da roda, foi feito um momento de cuidados e acolhimento com todo o grupo, na ocasião, as pessoas foram convidadas a perceberem e sentir no corpo que as mesmas são seres divinos e que esta divindade está dentro de cada um/a e assim finalizamos a roda, ao som da canção “vai florescer, o ser divino que está dentro de você – vai florescer...”. Eles e elas também foram convidados/as a dizer como sairam daquela vivência e tivemos palavras como: “leve, grata/o, feliz, acolhida, saio mais forte e encorajada” e isso alimenta a nossa alma e o nosso ser. 

É nessa perspectiva que o Centro Sabiá continuará promovendo encontros virtuais de Terapia Comunitária online e você é convidado/a para entrar nessa roda de cuidados também! As próximas acontecerão nos dias 15 e 29 de Julho de 2020.