Notícias

Agroecologia é Vida!

Whatsapp



12/09/2019

 

Por Carlos Magno Morais 

Na primeira semana de junho, em que é comemorada a Semana do Meio Ambiente, o Centro Sabiá lançou o Vídeo “Agroecologia é Vida”, que foi um esforço de sistematização do estudo desenvolvido em parceria com a Agência de Cooperação Alemã Misereor, intitulado “A Agroecologia como caminho para sistemas alimentares sustentáveis”. O estudo foi desenvolvido em regiões semiáridas do mundo. No estudo, o semiárido pernambucano representou os semiáridos da América; no continente africano foi escolhido o distrito de Fatick no Senegal e na Ásia, o escolhido foi o distrito de Osmanabad, na Índia.

Na perspectiva de difundir ao máximo o estudo através de uma linguagem simples e objetiva, o vídeo tem apenas cinco minutos e foi narrado em português, inglês e espanhol e enviado para organizações e pessoas em vários lugares do mundo. Tivemos retornos de pessoas em muitos lugares do mundo que receberam o vídeo e já o estão utilizando, por exemplo, a pesquisadora Olga Morales, do México, que nos respondeu: “o vídeo vem em um ótimo momento, estou iniciando na universidade uma disciplina no Diplomado Internacional de Agroecologia, abordando um conceito mais amplo de educação, destacando o trabalho de organizações sociais”. 

Steve Gliesmann, professor emérito de Agroecologia da Universidade da Califórnia no Estados Unidos e editor da revista científica Agroecologia e Sistemas Alimentares Sustentáveis nos respondeu prontamente ao receber o vídeo: “agradeço o envio do link para assistir ao vídeo Agroecologia é Vida. A mensagem é muito forte e importante, especialmente com o poder das transnacionais e suas afiliadas em governos tão fortes neste momento. O formato é direto e acessível, e a mensagem de importância, especialmente para consumidores.” 

O estudo nos três continentes consistia em comparar cerca de 200 famílias agricultoras que tem práticas agroecológicas com um grupo do mesmo tamanho e no mesmo local que não possuem estas práticas. O conjunto de resultados gerados foi muito grande, e escolhemos para o diálogo com a sociedade os principais resultados que ao nosso ver poderiam gerar mais engajamento.

Foi revelado que a diversificação de espécies nos sistemas agroecológicos é muito maior do que num sistema não-agroecológico, o que gera por exemplo a produção de mais alimentos, mais renda e consequentemente mais resiliência nestes sistemas. Para conferir o vídeo com todas estas informações ou mesmo o estudo completo basta acessar o site do Centro Sabiá (www.centrosabia.org.br) ou mesmo no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=8vpcabxKGt0) Aproveite para partilhar também com amigos e amigas, colegas de trabalho ou quem mais tenha interesse.