Agroecologia em Movimento

Foto: Arquivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

Por Alexandre Henrique Bezerra Pires, Coordenador Geral do Centro Sabiá e membro do Núcleo Executivo da ANA.

Entre 19 e 22 de março, aconteceu a Plenária Nacional da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) na cidade de Aracaju (SE). A pauta da plenária foi diversa e reafirmou entre outras perspectivas a Agroecologia como paradigma de construção de um desenvolvimento sustentável para o campo e para a cidade. O momento também contribuiu para um balanço do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) que aconteceu em maio de 2018 em Belo Horizonte.

Um importante aspecto da plenária foi a oportunidade dos participantes conhecerem experiências de construção da agroecologia no Estado de Sergipe. Essas experiências, que se articulam em torno da Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA) e a ASA Sergipe, permitiram um dia de vivência dos participantes, no sentido de compreender melhor os avanços e desafios que a construção da agroecologia enfrenta no estado e a troca com as pessoas de outras regiões do País.

A agenda do movimento agroecológico está articulada com o contexto político pelo qual passa o Brasil. Há uma agenda bastante intensa de atividades – conferências, mobilizações, seminários e encontros como o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia que acontece de 4 a 7 de novembro de 2019, nas dependências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cujo tema chama a todos/as para reafirmar a agroecologia construindo a democracia – Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares. Saiba mais: http://aba-agroecologia.org.br/category/xi-cba/.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *