ANA reúne Comunicadores/as Populares para fortalecer a comunicação do III Encontro Nacional de Agroe

ena

por Laudenice Oliveira com colaboração de Nathália D’Emery (Centro sabiá)

Por que interessa à sociedade apoiar a Agroecologia? É a partir deste questionamento que a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) está construindo os processos de comunicação para mobilizar as diversas regiões do Brasil em torno do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA). Um desses momentos foi a oficina de comunicação que aconteceu entre os dias 23 e 24 deste mês, em Juazeiro da Bahia – local que sediará o III ENA, no final de maio de 2014. Durante esses dois dias a ANA reuniu cerca de 30 pessoas entre dirigentes e comunicadores/as populares de toda parte do Brasil para desenhar as estratégias de comunicação para levar à sociedade brasileira o debate da Agroecologia e o seu papel no desenvolvimento do nosso país.

De acordo com Denis Monteiro, da secretaria executiva da ANA, a oficina evidenciou a capacidade das organizações em fortalecer os processos de comunicação em prol da agroecologia e do III ENA. “A oficina foi muito rica, foi uma oportunidade de reunir comunicadores de organizações ligadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Vimos que várias pessoas estão desenvolvendo iniciativas inovadoras no campo da comunicação, seja junto aos agricultores e às agricultoras, com a ideia de irradiar a Agroecologia para um campo maior; ou seja com pessoas que também estão com iniciativas de levar as experiências, o debate da agroecologia e a agenda das organizações para outros órgãos da imprensa e da mídia alternativa, que são sensíveis à Agroecologia”, destaca Denis.

Analisando o cenário atual, observa-se que a Agroecologia se tornou pauta recorrente nos diversos setores e o III ENA chega neste momento, onde há um conflito instalado pelo modelo de desenvolvimento praticado no país. “A Agroecologia tem potencial para promover uma comunicação mais ampla entre agricultores/as que estão desenvolvendo suas experiências com os outros setores da sociedade, que têm uma série de preocupações, como a questão da contaminação com agrotóxicos, do avanço das sementes transgênicas e destruição das florestas. E a Agroecologia tem respostas concretas para esses problemas que a sociedade enfrenta”, observa Denis Monteiro.

Durante a oficina, diversas propostas foram tiradas para divulgar o III ENA e levar para conhecimento da população brasileira as bandeiras de luta e as conquistas já alcançadas pelo movimento agroecológico. “Discutimos os mecanismos de se construir uma rede de comunicadores e comunicadoras bastante expressiva e já bastante ativa. Para o III ENA, vamos dar um passo bastante importante para visibilizar a Agroecologia para os vários setores da sociedade”, complementa Denis. Para Fernanda Cruz, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que faz parte da coordenação do Grupo de Trabalho de Comunicação (GT), para o III ENA, a oficina foi muito importante. “Este momento foi super importante, porque abrimos um espaço de diálogo com outras redes, que têm um propósito muito semelhante ao que a ASA já vem fazendo, que é fortalecer  a ação dos agricultores e das agricultoras familiares. A ASA faz parte da ANA e podemos contribuir com o próximo ENA, a partir da experiência que já temos na trajetória de comunicação da ASA”, avalia Fernanda.

Saiba mais sobre a ANA e o III ENA acessando: www.agroecologia.org.br


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *