Centro Sabiá também constrói a Campanha da Fraternidade 2017


Alexandre apresentou um panorama sobre a realidade atual da caatinga / Foto: Tito Barbosa/Rádio Pajeú

Encontro no Sertão do Pajeú teve como tema a campanha com foco no bioma Caatinga, um dos territórios em que o Sabiá atua

Por Sara Brito (Centro Sabiá)

O tema da Campanha da Fraternidade para o ano de 2017 é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema “Cultivar e guardar a criação”. A diocese de Afogados da Ingazeira realizou encontro sobre a Campanha no último sábado (11), em Triunfo, município do Sertão de Pernambuco. Cerca de 120 pessoas participaram da atividade, entre padres, lideranças comunitárias, professores/as, agricultores/as e organizações. 

“O objetivo principal do encontro foi abordar o tema da CF junto às lideranças da diocese e das comunidades. Apresentamos o tema de forma detalhada, dialogando com as experiências sobre a preservação da Caatinga que já existia em nossa região; despertar nas lideranças a necessidade de estudo sobre essa temática, da preservação dos biomas e levar às lideranças uma consciência de que é papel nosso, enquanto igreja, preservar a obra criadora de Deus”, destaca Josenildo Nunes, padre da paróquia de Nossa Senhora das Dores de Serra Talhada. 

Segundo Josenildo, outro objetivo foi a construção de parcerias com organizações para a difusão da Campanha. A Diaconia e o Centro Sabiá estavam lá. Alexandre Henrique Pires, coordenador geral do Sabiá, foi convidado para assessorar o encontro e falou sobre a situação atual da Caatinga, bioma que a organização trabalha diretamente em suas ações e que é ameaçado pelo desmatamento e queimadas.   


Dom Egídio Bisol recebe muda de pajeú, espécie nativa da caatinga / Foto: Tito Barbosa/Rádio Pajeú

Para Alexandre, muitas organizações, universidades e movimentos já vêm denunciando atitudes danosas à Caatinga, e a Campanha da Fraternidade vem ampliar o alcance das denúncias, continuando um trabalho de preservação feito também pela própria Diocese de Afogados da Ingazeira. “Quando a Igreja lança esse tema na Campanha da Fraternidade é uma forma de se somar ao que já tem sido feito. As organizações, movimentos, universidades precisam enxergar essa Campanha como um aprofundamento da reflexão sobre um modelo de desenvolvimento que degrada os biomas, os bens naturais. A CF é construída pela Igreja, mas segue para a sociedade e é o momento dos movimentos aproveitarem e abraçarem isso, independente de qual sejam seus credos,” afirma ele.

Na ocasião, o Centro Sabiá entregou 50 mudas de Pajeú, planta nativa da caatinga, como forma de marcar o dia com uma planta que é simbólica e também protetora dos rios, pois é encontrada nas suas margens. Uma delas foi entregue ao bispo de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol e as outras serão plantadas em breve em atividade no município de Carnaíba que o Grupo Fé e Politica da Diocese juntamente com paróquias e algumas organizações como Sabiá e Diaconia estão organizando.

Serão desenvolvidas pela própria Diocese várias iniciativas em parceria com outras organizações sociais para preservação da Caatinga e da sua biodiversidade. Acesse o site da Campanha da Fraternidade e tenha acesso aos documentos, hinos e cartazes relacionados ao tema desse ano! http://www.campanhadafraternidade2017.com.br/ 

Agenda da Parceria


Agenda da Parceria 2017 tem como tema a caatinga / Foto: Acervo Centro Sabiá

As organizações Centro Sabiá, Caatinga e Diaconia tem contribuído na discussão sobre o bioma caatinga também com a Agenda 2017, publicada pelo 13º ano em parceria, que tem como tema “Bioma Caatinga: a agricultura familiar mostra o caminho de sua preservação”. A Agenda traz informações sobre o bioma, que é o único exclusivamente brasileiro, e experiências de famílias agricultoras que vivem na caatinga. É um convite para a disseminação de conhecimentos e práticas sustentáveis. 

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *