Combate ao Racismo: por onde começar?

Foto: Fabio Erdos 

Por Aniérica Almeida

Crianças da Mata Sul de Pernambuco aprendem sobre Representatividade Racial e Autoestima

A população da Zona da Mata Sul de Pernambuco carrega na sua história os traços do modelo de colonização baseada no extermínio dos povos indígenas e escravização dos povos africanos e que mesmo com o fim da escravidão ainda apresenta um quadro geral de grandes injustiças e desigualdades sociais que nos leva a crer que é urgente nos dias atuais acabar com a reprodução do racismo no dia a dia das pessoas.

Uma parceria entre Centro Sabiá e ActionAid desenvolve junto a 248 crianças dos municípios de Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, Maraial, Joaquim Nabuco, Ribeirão e Sirinhaém o tema da representatividade racial e autoestima. O trabalho envolve crianças de 4 a 11 anos de idade e é realizado em escolas do campo e em associações de agricultores familiares.

Ao trabalhar a representatividade racial e a autoestima busca-se estimular entre as crianças o reconhecimento da existência e da importância da diversidade, por meio da valorização da cultura negra que foi e ainda é fundamental para a construção da cultura brasileira, estimulando a percepção positiva sobre a nossa ancestralidade negra e o respeito às diferenças. A ideia é estimular entre todas as crianças o sentimento de pertencimento a esse universo, além de trabalhar o aumento da autoestima dessas crianças. 

As atividades desenvolvidas no projeto vão desde contação de histórias, produção de desenhos, jogos e brincadeiras que abordam a temática de forma lúdica possibilitando canais de aprendizagem e sensibilização para o tema que vem sendo trabalhado. Dentre as atividades desenvolvidas neste ano destaca-se a oficina para confecção da boneca abayomi. 

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *