Comitês Pela Democracia começam a ser criados no interior

Comitês Populares Pela Democracia devem se espalhar em todo o país 

Por Carlos Magno

Na quinta-feira, 12, realizou-se o lançamento do Comitê Popular pela Democracia de São Caitano (Agreste de Pernambuco). Presentes ao evento estavam diversas associações de agricultores/as do município, diretores do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, representantes da Federação dos Trabalhadores do Estado de Pernambuco (Fetape), Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural  e da  Secretaria de Agricultura do município.

A reunião aconteceu no STTR/FETAPE e foi um espaço de debate sobre a atual conjuntura política, onde agricultores e agricultoras resgataram os ganhos que  tiveram nos últimos anos. Foi feita uma leitura contextualizada das principais questões do “Ponte para o Futuro”, o documento publicado pelo PMDB, do presidente interino Michel Temer, que traz questões que tocam diretamente as famílias agricultoras. Dentre elas, o ajuste na Previdência Social que esticará o prazo para as aposentadorias para os/as agricultores/as que é hoje é um benefício especial onde mulheres se aposentam com 55 anos e homens com 60, além da desvinculação do  valor  da aposentadoria do salário minimo.

Segundo Zé Hildo, secretário de Agricultura,  o Comitê traz o despertar de diversos movimentos, conselhos e pastorais sociais do município de São Caitano. “A Ponte para o Futuro, que estão oferecendo, é na verdade para quem pode acompanhar, que é o capital financeiro. Quem não pode, que são os agricultores/as, ficarão para trás”, avalia Hildo.

Para Argemiro Miranda, presidente da Associação de Agricultores de Brejo de Lagoa, um dos ganhos das famílias agricultoras no governo Dilma foi a Assistência Técnica de base agroecológica. “A Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica foi algo importante para a associação. Avançamos 20 anos, em 2 anos de atuação do Centro Sabiá. Agora estamos com tudo isso ameaçado. Vamos fazer a diferença de dentro para fora. Estou disposto a lutar por esse projeto e vou construir com o comitê da forma que for necessária”, ressalta Argemiro.

Durante o lançamento do Comitê foi distribuído o Jornal Brasil de Fato Pernambuco, edição especial sobre o Semiárido, onde os/as agricultores/as puderam ver quais os/as deputados/as federais que votaram a favor do impeachment. Ficou decidido que o Comitê será permanente. O próximo encontro será em junho. A propsota é realizar um processo de mobilização maior para garantir pessoas da cidade e do campo, assim como a presença de pastorais e outros movimentos do município. Pretendem ainda, articular melhor com a Frente Brasil Popular (FBP), que organizou no Recife o Acampamento pela Democracia e Contra o Golpe, na Praça do Derby.

Acompanhe as notícias do Brasil de Fato! Ou siga o Brasil de Fato Pernambuco no Facebook: aqui

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *