Consea-PE promove debate entre governo e sociedade civil

FOTO 02

por Morgana Narjara (Centro Sabiá)

A Plenária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional realizada no dia 26 de julho congregou 25 pessoas, entre representantes do governo e da sociedade civil, para tratar do plano de Convivência com o Semiárido. O objetivo é fomentar o tema dentro do Consea/PE. A comissão pretende ainda elaborar um relatório e posteriormente um documento que será encaminhado ao governo do estado de Pernambuco, no sentido de dar mais visibilidade ao tema. A mesa de debate contou com a representação do governo de Pernambuco (ProRural), movimento sindical rural (Fetape) e ONG (Centro Sabiá). Zênia Tavares, presidenta do Consea, coordenou o debate.
O representante do governo, Joseilton Evangelista, apresentou dados sobre os impactos da seca que atinge o Semiárido. Ele informou que houve uma redução de 72% na produção diária de leite, e que a produção de milho, feijão e mandioca teve uma perda de aproximadamente R$ 140 milhões, além da diminuição de 1,4 milhões no número de animais. Joseilton falou da intenção do governo de desenvolver estratégias para o enfrentamento à estiagem, dentre elas a assistência à população e aos rebanhos; fortalecimento da agricultura familiar; assistência técnica e extensão rural, ampliação da infraestrutura hídrica e acúmulo de água para a produção de alimento.
Os participantes levantaram questões como a evolução tecnológica poder contribuir na previsão das mudanças climáticas, de forma que o Estado esteja preparado para atender às necessidades das famílias agricultoras nesses períodos de estiagem prolongada. Questionaram também os trâmites burocráticos do Estado que dificultam a assistência emergencial às famílias. Israel Crispim, representante da Federação dos Trabalha Rurais no Estado de Pernambuco (Fetape), alertou para a dificuldade dos pequenos agricultores do Sertão em receber a assistência do Estado durante o período da seca. “O debate é para comprometer o Governo e para que ele não deixe para discutir a seca apenas quando ela está acontecendo”, critica Crispim.
Também entrou na pauta a falta de apoio do governo à agricultura de base agroecológica, que tem entre as suas diretrizes a preservação das sementes crioulas, o manejo sustentável dos recursos naturais e da biodiversidade. Questionou-se ainda as disparidades nas disputas por licitações entre empresas privadas com fins lucrativos e organizações sem fins lucrativos, para construção das cisternas.
A ideia é realizar uma plenária a cada dois meses, para que o debate sobre a segurança alimentar e nutricional em Pernambuco não seja esgotado e continue reunindo interessados em tratar do assunto. A próxima plenária já tem data marcada, será no dia 27 de setembro. Na pauta: agrotóxicos e transgênicos. Para levantar as discussões sobre os temas vêm a médica sanitarista Lia Giraldo e o médico Celerino Carriconde. A plenária será no auditório da Secretaria das Cidades, que fica na Rua Gervásio Pires, 399, bairro da Boa Vista, em Recife.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *