Contextualizar a Educação para conviver com o Semiárido


Intercâmbio reuniu educadoras e educadores de Brejo da Madre de Deus | Foto: Acervo Centro Sabiá

Por Lucas Oliveira do Amorim (monitor pedagógico do Programa Cisterna nas Escolas do Centro Sabiá) e Gildo José da Silva (Jovem Multiplicador de Agroecologia)

“Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes.” Paulo Freire

Diante da conjuntura “temerosa” em que vive o Brasil, e principalmente a educação, a educação contextualizada para convivência com o semiárido resiste e mostra uma realidade positiva. Realidade esta, que as professoras e os professores da rede municipal de ensino da Zona Rural de Brejo da Madre de Deus/PE viram ao visitar a área do jovem agricultor Gildo José da Silva, que vive com sua família no Sitio Sobrado em Jataúba, agreste de Pernambuco.

O intercâmbio das educadoras e educadores estava na programação da Oficina de Educação Contextualizada do Programa Cisternas nas Escolas. Na oportunidade, foi possível visualizar experiências agroecológicas de convivência com o semiárido, e assim desconstruir a imagem negativa construída historicamente sobre o semiárido, como um cenário de pobreza, sofrimento e falta de informação.

Na vivência durante o intercâmbio, os visitantes puderam conhecer as formas de organização da comunidade Sobrado, e como esta propiciou a conquista de diversos benefícios, e principalmente a construção de diversas tecnologias sociais de convivência com o Semiárido.

Os professores interagiram, debateram e conheceram a história de conquistas e desafios que a comunidade enfrentou ao longo da caminhada. Também viram que é possível trabalhar com seus educandos tudo aquilo que foi visto durante o intercâmbio, como por exemplo fazer uma horta suspensa com cano de PVC, garrafas PET, reuso da água cinza desperdiçada nas escolas que poderiam ser utilizadas para regar fruteiras, canteiros, etc.


O encontro estava na programação da Oficina de Educação Contextualizada do projeto
Cisternas nas Escolas | Foto: Acervo Centro Sabiá

Para professora Cecília Lima, que ensina em uma turma multiseriada na comunidade Sítio Alto do Raposo, município de Brejo da Madre de Deus, tudo que foi visto durante a visita é possível de ser replicado nas escolas, nas comunidades, melhorando a convivência com o Semiárido. O que chamou a atenção da educadora foram as diversas possibilidades de se trabalhar com pouca terra, armazenando água e usando-a de forma racional. Por fim, Cecília ressalta a importância de se contextualizar a educação do campo, para assim sensibilizar e tentar conscientizar os educandos, que podem ser agentes multiplicadores nas comunidades. 

O Programa Cisterna nas Escolas

O programa vem sendo desenvolvido em todo Semiárido brasileiro e tem como objetivo central a construção de cisternas de 52 mil litros em escolas do campo, possibilitando o acesso à água boa e de qualidade para alunos e comunidade escolar. O programa também tem como objetivo fomentar o debate sobre educação contextualizada a partir das oficinas que são realizadas com educadoras e educadores das escolas beneficiadas com a tecnologia social.

O Centro Sabiá é um dos executores do programa no estado de Pernambuco, e desde 2015 vem atendendo a demanda do Agreste. Na primeira fase, iniciada em 2015 e concluída em 2016, a instituição construiu 83 cisternas em 8 municípios. Nessa segunda fase serão construídas 44 cisternas nos seguintes municípios do agreste: Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus e Jataúba.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Brejo da Madre de Deus, Elky Santos, enfatiza que a inclusão do município no programa foi de extrema importância para as escolas e para as comunidades beneficiadas. Ainda segundo a coordenadora, os Encontros de Comunidade propiciaram a aproximação da escola com as mães e pais, e que estes refletissem sobre a importância da água e da cisterna para quem vive no Semiárido. Elky também destacou a importância das oficinas com os educadores, que vem abrindo um novo olhar sobre o Semiárido e sobre o campo, desconhecido até então. 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *