Fundos Rotativos Solidários: uma iniciativa positiva

Foto 2

por Laudenice Oliveira (Centro Sabiá)

Cerca de 25 Agricultores e agricultoras das regiões do Sertão e Agreste de Pernambuco  estiveram reunidos em Triunfo, Sertão do estado, entre 24 e 25 de agosto, para avaliar o trabalho realizado com os Fundos Rotativos e Solidários (FRS´s).  A atividade fez parte do processo avaliativo do projeto Agrofloresta e Criação Animal: experimentar e disseminar sistemas de produção sustentável a partir dos Fundos Rotativos Solidários, executado pelo Centro Sabiá, com o apoio da cooperação Heifer.  O objetivo foi analisar os resultados alcançados com a execução do projeto nas duas regiões onde as atividades foram desenvolvidas.

Na avaliação de agricultores e agricultoras, a iniciativa dos FRS’s   contribuiu para a autonomia de mulheres e jovens, com a possibilidade de geração de renda.  Outro fator importante é a segurança alimentar e nutricional , já que a criação animal traz mais produtos para a mesa da família como carne, leite, ovos, entre outros. “O ponto de partida foi os animais que levou a tudo isso que conquistamos”, afirma o jovem Henrique Luiz da Silva, do sítio Pedra Branca, Cumaru, Agreste de Pernambuco.  Para o agricultor José Antônio Souza, do sítio Pará, Triunfo, Sertão do Pajeú, o projeto  contribuiu para estimular as atividades produtivas. “Incentivou muito o agricultor a criar mais, a ficar mais na sua terra,  a investir na sua roça”, declara Antônio.

Na comunidade –  outro aspecto destacado na avaliação foi o incentivo a participação de  agricultor e agricultora nas associações, assim como  contribuiu para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por essas organizações locais. “O Fundo Rotativo Solidário contribuiu muito para dar visibilidade e credibilidade ao trabalho daqueles que estavam na associação. Aproximou mais as pessoas que estavam lá no sítio, porque  saíram daquele mudinho  só da criação. Vieram participar mais das reuniões e das atividades”, explica a agricultora Joelma Pereira, sítio Pedra Branca, Cumaru.  A agricultura Vanusa Barbosa, sítio Feijão II, Bom Jardim, região Agreste do estado, destaca  a responsabilidade com a solidariedade assumida pelas famílias que acessam o Fundo Rotativo: “até hoje, as famílias que acessaram vêm  para fazer a devolução. Elas procuram a comissão para dizer que já tem o animal para devolver  para que outra família possa ser beneficiada”,  reafirma ela.

Para o técnico do Centro Sabiá , Victor Barbosa,  outro fato a ser destacado é a preocupação das famílias em organizar  a sua produção de alimentos para os animais. Os agricultores e as agricultoras assessoradas recebem a orientação para utilizarem os Sistemas Agroflorestais  (SAFs)  que  diversifica a produção de alimentos tanto para casa como para os animais. “Em 2012,  só cinco famílias assessoradas conseguiram  guardar  15 toneladas de forragem para as suas criações. Essa iniciativa garantiu alimentos para os animais nesse período de seca por mais tempo”, explica Victor.

 


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *