II Caravana de Preparação ao ENA acontece em outubro

por Laudenice Oliveira com informações de Camila Paula*

Já está definida a data da realização da segunda caravana de preparação ao III Encontro Nacional de Agroecologia. Será de 16 a 19 de outubro, na Chapada do Apodi, Rio Grande do Norte e Ceará.  A data foi definida durante o Seminário de construção da 2ª Caravana, que aconteceu no início deste mês, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR) de Apodi e reuniu organizações dos diversos estados do Nordeste.

 A Caravana Agroecológica e Cultural da Chapada do Apodi, nome dado para a 2ª Caravana, é a preparação da região Nordeste ao III ENA.  A opção pela Chapada do Apodi  foi motivada pelos conflitos existentes no território, em especial pela situação em que se encontram trabalhadores/as que estão sendo expulsos/as de suas terras por uma ação do próprio governo.  O Departamento  Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS)  está implantando um projeto de  perímetro irrigado  que vai desapropriar as terras de  mais de 6.000 agricultores e agricultoras familiares que  cultivam de forma agroecológica. A desapropriação é para favorecer a implantação de cinco empresas do agronegócio na região. 

Conceição Dantas, da Marcha Mundial das Mulheres, expressa sua indignação com essa atitude do governo. “É triste ver terra sem gente e gente sem terra. Não podemos deixar que esse projeto se instale e destrua nossa produção”, afirma ela. Para o presidente do STR de Apodi, Agnaldo Fernandes,  a Caravana do Apodi  vem confrontar os dois modelos de desenvolvimento. “Confrontar com um projeto de irrigação que está sendo proposto para ser instalado lá nos modelos do agronegócio, que coloca em ameaça toda a produção agroecológica e a autonomia dos grupos. Mostrar que aquilo tudo está em ameaça”, Alerta Agnaldo.

*Camila de Paula é do Centro Feminista 8 de Março (CF8) e da Marcha Mundial das Mulheres (MMM)

Leia a entrevista de Agnaldo Fernandes (SRT Apodi). Acesse: http://www.agroecologia.org.br/index.php/rumo-ao-iii-ena/466-as-perspectivas-da-caravana-agroecologica-de-apodi-rn


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *