III Curso de Agrofloresta Jones Severino Pereira está com inscrições abertas

Curso é uma realização do Centro Sabiá e terá diferentes turmas nos biomas Mata Atlântica e Caatinga, em Pernambuco

Tem início em agosto três diferentes turmas do III Curso de Agrofloresta “Jones Severino Pereira” promovido pelo Centro Sabiá, organização que atua com Agrofloresta e Agroecologia em Pernambuco. E é possível se inscrever clicando aqui. O curso objetiva a formação teórica e prática em Agrofloresta, com foco na implantação e manejo de Sistemas Agroflorestais, nos biomas Mata Atlântica e Caatinga. A formação se dará através da experimentação e vivência prática dos/as participantes nas áreas de Agroflorestas de famílias agricultoras, com conteúdo construído através do diálogo entre técnicos/as e agricultores/as, a partir de uma análise crítica do agroecossistema.

Das três turmas, uma será no bioma Mata Atlântica e duas no bioma Caatinga. Cada turma terá três módulos e o curso será finalizado com um encontro de avaliação e partilha de saberes, totalizando 122 horas de atividades. No ato da inscrição, deve-se escolher em qual dos biomas se deseja realizar o curso. A facilitação do curso será feita pelo agrônomo Flávio Duarte, especialista em Sistemas Agroflorestais. Será fornecido certificado e as vagas são limitadas.

A turma do Bioma Caatinga – Sertão do Pajeú terá início dia 03 de agosto e as aulas serão realizadas nas comunidades de Enjeitado e Carnaubinha, município de Triunfo e Lagoa da Favela, município de Flores (PE), ambas no Semiárido, e está com inscrições abertas até o dia 02 de agosto. A turma do Bioma Caatinga – Agreste Setentrional terá início dia 10 de agosto e as aulas serão realizadas nas comunidades de Pedra Branca e Queimadas, município de Cumaru (PE), no Semiárido pernambucano, e está com inscrições abertas até o dia 09 de agosto. Já a turma do Bioma Mata Atlântica terá início dia 17 de agosto e será realizada no Assentamento Amaraji, município de Rio Formoso na Mata Sul pernambucana, e está com inscrições abertas até o dia 16 de agosto.

Além do pagamento das inscrições, os/as participantes devem arcar com seu deslocamento e transporte até a sede do município onde será realizado o curso, devendo chegar um dia antes, e também devem arcar com material de trabalho pessoal (facão de 18’’, tesoura de poda e um par de luvas). É necessário que cada participante esteja preparado/a para o trabalho de campo com botas, chapéu/boné e camisa de manga comprida.

O curso homenageia o agricultor agroflorestal Jones Severino Pereira, falecido no último mês de maio,e que foi pioneiro na Agricultura Agroflorestal em Pernambuco. Filho de camponeses morou toda a sua vida em Abreu e Lima, no Sítio São João, que funcionava como uma escola para os interessados/as em conhecer e aprender sobre Agricultura Agroflorestal. Ministrou cursos e palestras em congressos e seminários em várias universidades do Brasil. Por mérito foi agraciado, em 2004, com o prêmio Personalidade do Meio Ambiente de Pernambuco, oferecido pela Agência Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pernambuco (CPRH).

A hospedagem e a alimentação serão nas casas das famílias agricultoras que acolherão os/as cursistas de forma solidária. Os custos da alimentação ficarão sob a responsabilidade do Centro Sabiá. No entanto, é necessário que cada participante leve colchonete, roupa de cama, toalha e material de higiene pessoal.

Inscrições aqui: https://goo.gl/yCMEJs

Investimento:
Inscrições individuais R$(600,00)*

*A inscrição só será confirmada com a realização do pagamento, que pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *