Jovens no Sertão do Pajeú constroem tecnologia social



Jovens constroem barragem base zero em Carnaíba, Sertão do Pajeú / Foto: Acervo Centro Sabiá

por Raimundo Bertino (assessor técnico do Centro Sabiá)

No último dia 31 de março, a Comissão de Jovens Multiplicadores/as de Agroecologia (CJMA) de Flores participaram de um intercâmbio na comunidade Barreiros, no município de Carnaíba, Sertão do Pajeú, em Pernambuco. O intercâmbio foi realizado pelo Centro Sabiá e estava presente também Lucimário Almeida, técnico do Cecor. O objetivo foi conhecer o agroecossistema da família da jovem agricultora Maria José. Ela e sua família são referência na região, tendo várias tecnologias, como bioagua, biodigestor, cisternas, viveiro e várias outras tecnologias para a convivência com o Semiárido. A família cria pequenos e médios animais e possui uma agrofloresta. Assim, a família está em um nível de auto-organização e de gestão bastante consolidado, e mais próxima do tripé da agroecologia que é: ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Neste intercâmbio, os jovens da CJMA construíram uma “barragem base zero”. A construção das barragens é feita de maneira simples: as pedras são colocadas no chão sem qualquer tipo de escavação ou colocação de argamassa, já que a própria natureza, com o passar do tempo, se encarregará de fazer a sedimentação. Ela é construídas em riachos e coretos com o objetivo de contenção do solo, pois no período de chuvas os solos mais férteis vão embora com a água.


O intercâmbio foi realizado no agroecossistema da família da jovem Maria José / Foto: Acervo Centro Sabiá

A juventude aproveitou para fazer também a comemoração do aniversário da jovem Maria José, por reconhecer a importância dela na celebração da vida e por mostrar o quanto cada jovem é importante para o bom andamento da mesma.

Maria José é coordenadora do grupo de mulheres de sua comunidade e também faz parte da CJMA. “Maria e sua família já trabalham com a Agroecologia há mais de 6 anos, e temos ela hoje como uma referência da juventude no que se refere à produção agroecológica”, comenta Gabriel Venâncio, jovem agricultor e que também é integrante da CJMA.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *