NOTA OFICIAL DO CENTRO SABIÁ SOBRE O CORONAVÍRUS

 

Em tempos de Covid-19, há braços, sem abraços

Recife, 18 de Março de 2020

    Desde o início dos casos de coronavírus no Brasil, estamos acompanhando atentamente como o vírus tem se espalhado rapidamente. Ontem começou a transmissão local, aqueles casos que não sabem onde se contaminaram, nem quando, nem onde, o que significa que o vírus está circulante na população. Nos últimos 8 dias tivemos aumento de 1.000% dos casos confirmados, passamos de 34 em 10 de Março para 291 hoje, de casos notificados pelo Ministério da Saúde. o entanto, as secretárias de saúde nos estados já contabilizam 350 casos, é uma escalada muito grande em pouco tempo. Soma-se a isso, a escolha que o governo brasileiro fez de fazer teste apenas em pacientes graves, contrariando a orientação da Organização Mundial de Saúde de testar todos os suspeitos, gerando um número muito grande de subnotificações. Também a desigualdade socioeconômica no Brasil que coloca o país no 7º lugar neste ranking, o congelamento dos gastos com saúde feito em 2016 pelo congresso através da emenda constitucional 95, que enfraquece o Sistema Único de Saúde – SUS, uma referência mundial em assistência pública na saúde e que será fundamental no combate no tratamentos dos pacientes infectados, e mais recentemente de ter um chefe de estado despreparado que, com toda esta crise, aproveita para insuflar e participar de manifestações contra o legislativo e judiciário contrariando as próprias regras do Ministério da Saúde de não aglomeração de pessoas ao mesmo tempo que sua equipe econômica tenta emplacar novas reformas de arrocho social.

    Em Pernambuco, os casos confirmados estão concentrados na capital Recife e região metropolitana e apenas um caso no interior. Preocupados com todas estas questões o Centro Sabiá, já havia nesta semana enviado um comunicado interno para a equipe, mas agora vem a público comunicar as ações que estão sendo tomadas.

1. O escritório do Recife será fechado no dia 19/03/2020 e voltará a reabrir no dia 01/04/2020, neste período a equipe deste escritório fará trabalho remoto (Home Office) desde suas casas;

2. Os escritórios locais, localizados em Rio Formoso, Triunfo e Caruaru permaneceram em funcionamento, tomando em conta todas medidas necessárias para este momento;

3. Todas as atividades coletivas planejadas no mês de Março deverão ser canceladas e reagendadas para o próximos meses;

4. As equipes nos territórios, farão o trabalho focado na orientação aos agricultores/as com os cuidados para a não transmissão do coronavírus.

    Infelizmente como a situação tende a se agravar ainda mais nos próximos dias, as orientações podem mudar de acordo com o agravamento da situação, por isso vamos atualizando essas informações. Estamos preocupados/as, mas devemos evitar o pânico, para não perdermos o controle da situação e continuarmos agindo com cautela.

    Pela defesa e fortalecimento do SUS e pela Revogação imediata da EC 95/2016.

 

Coordenação Colegiada do Centro Sabiá

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *