Projeto Riachos do Velho Chico deixa saldo positivo nas comunidades

por Kalinne Medeiros (Centro Sabiá)

Foto 3O Projeto Riachos do Velho Chico, que tem como principal objetivo a recuperação da mata ciliar dos riachos Frazão e Queimada, afluentes do Rio São Francisco no Sertão de Pernambuco, encerrou sua primeira etapa contabilizando um saldo positivo no que diz respeito à preservação do meio ambiente e difusão de conhecimentos sobre a agroecologia. De acordo com Ariagildo Vieira, técnico do Caatinga responsável pelo projeto, o Riachos do Velho Chico fortaleceu a educação ambiental nas escolas, nas comunidades, incentivou a coleta de sementes nativas, a implantação de viveiros de mudas e a implantação de barragens subterrâneas de captação e armazenamento de água.  

O encerramento dessa etapa aconteceu no dia 20 de junho, na comunidade do Riacho Queimada em Parnamirim, com um seminário que contou com a participação das famílias envolvidas, dos jovens multiplicadores, do presidente da Câmara de Vereadores de Parnamirim, Geraldo Lustosa, além de técnicos e lideranças de associações. O Projeto Riachos do Velho Chico é realizado por meio de parceria entre o Centro Sabiá e o Caatinga e tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Entre as atividades desenvolvidas nessa etapa estão oficinas de comunicação para os jovens, construção de barragens subterrâneas e mutirões para fabricação de cercas e plantio de mudas. Para a agricultora Socorro Neto, o projeto trouxe muita coisa boa, principalmente o conhecimento. Para a coordenadora do Centro Sabiá no Sertão, Jacinta Gomes, esse conhecimento mudou a vida das pessoas das comunidades. “Os jovens mudaram a maneira de pensar, adquiriram mais segurança e independência”, afirma.

Ela ressalta que o problema enfrentado nesta etapa foi a seca, pois muitas mudas produzidas morreram ainda nos viveiros. Mas segundo Jacinta, isso não é motivo de desânimo. “Precisamos investir mais nos projetos de reflorestamento, que só apresentam resultado com, no mínimo, cinco anos, quando as plantas estão crescendo. Portanto, a renovação do Projeto Riachos do Velho Chico é de grande importância para o meio ambiente e para as famílias daquela região”, explicou. 


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *