Semana do Meio Ambiente leva Agroecologia para crianças de Tamandaré


O Centro Sabiá tem uma ação com 750 crianças a partir de parceria com a ActionAid / Foto: Sara Brito – Acervo Centro Sabiá 

Cerca de 400 crianças participaram de atividade que levantou temas como Agrofloresta, água e sementes 

Por Sara Brito (Centro Sabiá) 

“Aprendi que tem que limpar os rios para os peixes não morrerem”, disse Fábio Viana de Melo, de 5 anos. Ele foi uma das cerca de 400 crianças que participaram na última quarta-feira (30) de atividade para marcar a Semana do Meio Ambiente em Tamandaré, na Zona da Mata de Pernambuco. Estudantes com idades entre 4 e 11 anos de escolas rurais das comunidades de Coqueiro, Jundiá, Cocal Grande, Cocalzinho, Saué Grande e Sauezinho participaram do evento.  

Segundo Ana Cruz, coordenadora local do Centro Sabiá na Zona da Mata de Pernambuco, a atividade faz parte da ação que o Sabiá já faz nas escolas das comunidades e em diálogo com a prefeitura do município. “O objetivo da atividade foi fortalecer a nossa ação a partir da educação contextualizada para as crianças, que já trabalhamos a partir do Sistema de Vínculos Solidários. Trazemos temas importantes como a Agrofloresta e alimentação saudável para dentro da comunidade escolar”, explica Ana. 

O Centro Sabiá é um dos 25 parceiros da ActionAid Brasil no Sistema de Vínculos Solidários, uma ação que pretende, através de doações de pessoas físicas, dar continuidade e fortalecer a ação de parceiros em seus territórios. O projeto “Mulheres da Mata: conquistar direitos e colher sonhos” teve início em 2014 e atende 750 crianças e 490 mulheres de 22 comunidades em 8 municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco.  


Foto: Sara Brito – Acervo Centro Sabiá

Cuidando das águas

“A água é muito importante. Lá onde eu moro tem dois rios, Rio da Onda e Rio da Cauda. Mas são limpos, ninguém joga lixo. A gente toma banho, lava prato, roupa.” 

– Viviane Valentin, 9 anos. 

 


Foto: Sara Brito – Acervo Centro Sabiá

Agrofloresta e Mata Atlântica

“Na Agrofloresta tem plantas diferentes e dá pra pegar mais comida também do que na Mata Atlântica. E tem o homem e a mulher dentro da Agrofloresta.”

– Maria Luiza, 7 anos. 

 


Foto: Sara Brito – Acervo Centro Sabiá

Sementes 

“O que dá pra plantar é o solo com material orgânico, se tiver muita areia ou muito barro não presta. E a gente tem que guardar as sementes.” 

– Manoel Silva, 10 anos.   

 


Foto: Sara Brito – Centro Sabiá

Alimentação Saudável

“O melhor prato tem que ser o mais colorido, com mais coisas diferentes.” 

– Claudemir Alves, 6 anos.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *