Notícias

Sociedade civil do Pajeú realiza audiência pública em defesa da Caatinga

Whatsapp

08/06/2017

Foto: Riva Almeida/Centro Sabiá

Por Riva Almeida (técnica do Centro Sabiá no território do Sertão) 

Na última terça-feira (6), foi realizada em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, uma audiência pública em defesa da Caatinga e do Rio Pajeú. A atividade fez parte da 15 ª Semana do Meio Ambiente (Semeia), que este ano tem como tema “Caatinga – Guardiã da Vida no Semiárido”. O evento teve participação do deputado estadual Edilson Silva (PSOL) e contou com um público de cerca de 300 pessoas, representantes de diversos municípios do território. O objetivo central da audiência foi denunciar crimes ambientais, especialmente desmatamentos ilegais que acontecem na região.

Depois da audiência, que ocorreu no cinema da cidade, foi realizada uma visita a um ponto do Rio Pajeú, onde se constataram diversas irregularidades ambientais, como forma de fortalecer as denúncias que vieram das comunidades e que também surgiram durante o debate. A audiência foi articulada pelo Centro Sabiá e pelas organizações Grupo Fé e Política, Diaconia, Casa da Mulher do Nordeste, Adessu, Cecor, Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú e STR de Afogados da Ingazeira.

Edilson Silva se comprometeu a apoiar a ação de defesa da Caatinga e do Rio Pajeú, enquanto representante do povo, que tem como missão intermediar essas reivindicações junto aos organismos de governo responsáveis pela fiscalização e para fazer cumprir a legislação ambiental. A expectativa é de que essa iniciativa tenha desdobramentos concretos, fortalecendo ainda mais as experiências desenvolvidas, como os Sistemas Agroflorestais e quintais produtivos, que comprovadamente contribuem para a preservação do bioma.