Tecnologias transformam convivência e vidas no Semiárido

Foto 2por Ewerton França (Centro Sabiá)

Ao longo dos anos, tecnologias de convivência com o Semiárido vêm sendo desenvolvidas para quebrar o paradigma da indústria da seca e viabilizar a permanência das famílias nessa região do nosso país. Essas tecnologias permitem o armazenamento das águas das chuvas, que normalmente seriam desperdiçadas. As famílias guardam a água e usam para suprir as suas necessidades.

Essas tecnologias, que vocês podem conhecer no quadro abaixo, fazem parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido (ASA), que desde 2009 vêm beneficiando milhares de famílias. O Centro Sabiá é a unidade gestora do projeto no Agreste  de Pernambuco e o seu trabalho já possibilitou que 836 famílias recebessem as tecnologias do P1+2.

Nessa região as famílias estão armazenando cerca de 25.725.560 de litros de água, segundo a ASA. O P1+2, este ano, esta mobilizando 456 famílias para receberem 510 tecnologias de armazenamento de água, que irão armazenar, aproximadamente, mais 58.792.000 litros de água no Agreste.

Tecnologias de Armazenamento

Cisternas de Placas– O armazenamento é feito para o consumo humano. Feita de alvenaria e com a capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna usa o telhado da casa da família para captar a água que cai do céu.

Cisternas Calçadão– A água é utilizada para produção de alimentos. A cisterna, que tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água, é feita de placas de alvenaria e conta com uma calçada de 200 m², para a captação da água das chuvas.

Cisternas de Enxurrada- Também tem a capacidade para 52 mil litros e capta água da enxurrada do terreno no entorno da casa ou no roçado.

Barreiro Trincheira- É escavado em forma de trincheira para evitar o máximo de evaporação e armazena 500 mil litros de água.

Barragens Subterrâneas- São construídas em áreas de baixios e armazenam a água embaixo do solo.

Tanques de Pedra- São construídos em lajedos de pedra para que possam barrar a água que por eles escorrem nos períodos das chuvas.

Saiba Mais- O Semiárido Brasileiro abrange uma área de 969.589,4 km² e compreende 1.133 municípios de nove estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nessa região, vivem 22 milhões de pessoas, que representam 11,8% da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o Semiárido mais populoso do planeta.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *