Notícias

Um encontro com a nossa africanidade

Whatsapp



30/08/2018

Por Laudenice Oliveira

Foto: Aniérica Almeida

 

Nesta quinta-feira, dia 30 de agosto tem atividade na sede do Clube no Distrito de Santo André, em Tamandaré, a partir das 08h. A ação vai envolver mais de 200 crianças que fazem parte do projeto de vínculos solidários realizado pelo Centro Sabiá em parceria com  a ActionAid, no território da Zona da Mata Sul de Pernambuco. Com a proposta de discutir de forma lúdica com as crianças sobre suas identidades, o evento tem como tema Um Território Afro Brasileiro Chamado Zona da Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com a assessora do Centro Sabiá Aniérica Almeida, a ideia é discutir com crianças e adolescentes participantes da atividade as relações  raciais vivenciadas na comunidade e no ambiente escolar. “Queremos dialogar com essas crianças e adolescentes a importância de reconhecer e valorizar a presença da cultura afrodescendente na nossa sociedade que se encontram presentes na nossa identidade, na literatura, na arte, na culinária, na religião, na música, brincadeiras e danças”, explica Aniérica.

Para envolver a criançada nesse mundo afrodescendente estão pensadas oficinas de percussão, de capoeira e de pinturas com temas africanos. Dentre as oficinas, haverá uma de produção de painéis artístico com tecidos.