Programas Institucionais

Para cumprir sua missão, o CENTRO SABIÁ pauta a sua ação pelos seguintes Programas:


Programa Agrofloresta e Economia Solidária

O fortalecimento da agroecologia é um grande objetivo do Centro Sabiá. A estratégia dos sistemas agroflorestais como estratégia produtiva para a agricultura familiar e camponesa, já chegou a mais de 1.000 propriedades rurais em todo o Estado de Pernambuco. Nossa atuação tem sido sempre na perspectiva da autonomia econômica solidária dos agricultores e agricultoras, da soberania e segurança alimentar e do combate às desigualdades.

Programa Convivência com o Semiárido e Sustentabilidade Ambiental

O desenvolvimento de ações para convivência com o ambiente e para enfrentamento das mudanças climáticas tem ganhado muita relevância no Centro Sabiá. Em especial, temos tido bastante sucesso na implantação de cisternas de placas para garantir o acesso à água para famílias do semiárido. Essa estratégia é aliada à recuperação e manejo da agrobiodiversidade, produção e uso das energias renováveis e acesso aos recursos naturais, tendo sempre como base o trabalho das famílias agricultoras agroflorestais.

Programa Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial

O Centro Sabiá tem procurado contribuir na elaboração de políticas públicas na perspectiva de fortalecimento da agricultura familiar e camponesa. Para isso, tendo a agroecologia como paradigma do desenvolvimento territorial, incentivamos a organização dos agricultores e agricultoras em associações, sindicatos e cooperativas. Atuamos em redes como a Articulação Nacional de Agroecologia, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a Rede ATER Nordeste e a entidade é filiada à Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.

Programa Comunicação para Mobilização Social

O Direito à Comunicação é visto como prioridade dentro do Centro Sabiá, especialmente para as famílias tantas vezes invizibilizadas no meio rural do nosso país. Desenvolver um processo de comunicação para o fortalecimento da agricultura familiar e camponesa de base agroecológica, promovendo a visibilidade institucional, a formação dos sujeitos e o acesso a informação para mobilização da sociedade é um dos nossos objetivos.

Programa Gestão e Desenvolvimento Institucional

Procuramos garantir o crescimento institucional em bases sustentáveis, desenvolvendo capacidades e aperfeiçoando as habilidades da equipe, os mecanismos e instrumentos de gestão, praticando a democracia e a ética na captação, uso de recursos e nas relações institucionais.