Qual semente você planta no mundo?

Esta não é apenas uma pergunta. É também um convite. Um chamamento para refletir conosco sobre quais sementes podem ser plantadas para fazer 2015 um ano diferente em todas as dimensões. É uma pergunta cujas respostas serão resultado da reflexão sobre nossos valores e práticas para as transformações que o mundo precisa para ser um lugar melhor e mais justo para as pessoas.

O debate sobre as sementes crioulas, vegetais e animais, perpassa a prática das famílias agricultoras em armazená-las como forma de garantir a vida e a cultura do plantio. Um compromisso que representa a luta e resistência dessas famílias contra o capital do agronegócio, contra os transgênicos. As sementes plantadas pelas famílias agricultoras são de harmonia com a natureza e preservação.

Que as sementes que você planta no mundo tragam no seu germinar a força e a beleza que o Planeta e nós necessitamos!

O Calendário

Os calendários do Centro Sabiá são peças pensadas durante boa parte do ano e que procuram não apenas cumprir sua função prática de contar os dias e meses, mas levar também a uma reflexão. Este ano a ideia foi engajar as pessoas que estarão em contato com o calendário a respeito do tema Sementes.

Parte do calendário 2015 é um pequeno envelope com sementes partilhadas por uma das mais de 2.500 famílias que o Centro Sabiá assessora diretamente atualmente no estado de Pernambuco. Junto a elas se encontra um cartão com informações sobre as sementes que seguem e a família que as doou, as mesmas famílias que você pode conhecer no aqui no site na aba “As famílias”.

Também seguiram junto ao calendário duas láminas de papelão que são, na verdade, quatro vasos planificados. Eles podem ser destacados e montados com algumas dobras. É possível ver todo o processo de construção e plantio na aba “Como plantar sua muda”.

Para que todos e todas possam compartilhar o crescimento das sementes, criamos a hashtag #sementeSabia. Ela pode ser usada nas redes sociais. Na nossa galeria de fotos você pode ver algumas das imagens já publicadas!