Do caos à esperança de um novo normal

 

Foto: Erickson Lima

Do caos à esperança de um novo normal

Felicidade em ter um jovem do campo, integrante da CJMA sendo vacinado contra covid-19 no sertão do Pajeú

Por Gabriel Venâcio, jovem multiplicador da Agroecologia

Durante todo esse período de pandemia que vínhamos enfrentando, nós profissionais da saúde assim como os demais, sempre, almejamos a descoberta de uma vacina para cura desse terrível vírus.  Foi muita luta e dedicação que tivemos, nos doamos dia após dia para atender da melhor forma possível a população.

Sou Gabriel Venâncio, trabalho na rede Municipal de Saúde da Cidade de Flores, Sertão do Pajeú, interior do Estado – na unidade mista Genésio Francisco Xavier. Fui um dos milhares de profissionais a receber a primeira dose da vacina aqui no interior, por ser um dos grupos prioritários.  Tomei a 1ª dose no dia 19 de janeiro e a 2ª será dia 02 de fevereiro. Sinto-me inteiramente agradecido por ter recebido a vacina, pois acredito na sua eficácia e, principalmente, na capacidade da equipe de cientistas que trabalharam para chegar nesse resultado final. 

Apreensivo sim, mas confiante, ainda mais por saber que a vacina foi desenvolvida com ajuda de pessoas de nosso país. Agora estamos caminhando rumo ao novo normal, onde tenhamos menos preocupação em voltar para casa e saber que não corremos o risco de estar contaminados, de poder ser mais aceito nos lugares e não sermos mais olhados torto, como muitos casos aconteceram de sermos intimidados por parte de algumas pessoas. Por isso, digo com muita convicção, estamos saindo de um grande caos e caminhado para um novo normal, onde poderemos voltar a estar com nossas famílias e amigos. Caminhar livremente, respirar novamente um ar puro e sem receios. Poder continuar produzindo em nossas propriedades, poder olhar novamente para os clientes e ver os sorrisos estampados nos rostos.

Recebi a primeira dose e ao contrário do que muitos dizem, não tive nenhum efeito colateral, com exceção de muita alegria e euforia por ter recebido esse presente de ano novo. Espero que a vacina chegue logo para todo mundo, negros, pobres, ricos, brancos, LGBTQI+, enfim, todos que querem receber a cura. É muito importante que o máximo de pessoas realmente tomem a vacina. Isso irá levar a uma proteção geral da sociedade.  Sei que muitas fake News rolam sobre a vacina e efeitos colaterais, o que acaba atrapalhando o processo de imunização. Porém cada dia mais outras pessoas vão tomando e se somando a maioria. Esperamos com isso, num futuro mais próximo, a imunização de todos/as e assim poder voltar ao que éramos antes. 

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *