Geração de renda em tempos de pandemia

Foto: Arquivo Pessoal 

Geração de Renda em Tempos de Pandemia

Por Gildo José, jovem multiplicador da agroecologia do município de Jataúba no agreste do estado de PE

Me chamo Gildo José da Silva, resido no Sitio Sobrado, zona rural do município de Jataúba no agreste do estado de PE, há anos trabalho com agroecologia junto a minha família, sempre produzimos para nos alimentar e comercializar, de uns tempos para cá as coisas melhoraram ainda mais, junto com minha companheira Tatiane, acessamos o Fundo Rotativo Solidário e o Pronaf B, para investimentos na produção. As vendas de verduras e hortaliças da nossa horta que sempre foram o carro chefe, aumentaram significativamente e a partir dela também investimos em plantas medicinais, ornamentais, farinha e fubá de milho, molho de pimenta e mel de abelhas, esse mel é adquirido com produtores do Sertão do Pajeú e revendido aqui, e tudo isso nos garantem um bom lucro. Com a pandemia as pessoas estão em suas casas, se preocupando com a saúde e o bem estar, se alimentando melhor, se dedicando a cuidar das plantas, e comprando de quem vende produtos orgânicos e que entrega a domicilio. Foi aí onde entramos, anunciamos e vendemos via WhatsApp, e entregamos todas as quintas-feiras na cidade, na comunidade é em qualquer dia, também entregamos em outras comunidades distantes e até outros municípios dependendo da quantidade de produtos.

Somos os únicos no município com essa produção agroflorestal, produzindo com água das chuvas armazenadas em uma cisterna calçadão e um tanque de pedra comunitário, em uma região de serras, visto por muitos como um acesso difícil, e terras improprias, mas na agroecologia não existe terra pequena ou terra ruim, em todos os lugares podemos produzir e produzir com qualidade, as pessoas se impressionam quando veem aquele “oásis” em meio às montanhas.

A pandemia nos mostrou o quanto podemos crescer, e o quanto é importante se adaptar as novas realidades, não imaginávamos que nossa renda com a produção agroecológica fosse melhorar tanto em meio ao caos que estamos vivendo, isso foi possível graças aos conhecimentos adquirido ao longo de anos de caminhada. Nosso objetivo é poder acessar muitas outras linhas de créditos e investir em mais tecnologias de armazenamento de água, para podermos produzir o ano inteiro. As entregas são feitas de moto, com as sacolas na mão, mas futuramente pode ser em um reboque.

Acreditamos que o novo normal será agroecológico, produzindo em sintonia com a natureza, com a vida, expandindo a todos a facilidade de acesso a comidas de verdade e as várias outras coisas saudáveis e sustentáveis que produzimos.

 

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *