Importância e benefícios da fertilização orgânica: uma estratégia para agregar valor ao negócio

Imagem: Arquivo Pessoal

Importância e benefícios da fertilização orgânica: uma estratégia para agregar valor ao negócio

Por Vítor Diego jovem multiplicado da agroecologia, técnico em agroecologia, estudante de enfermagem e automação industrial, licenciado em pedagogia.

Em 25 de novembro de 2020 tive a honra de participar do primeiro encontro referente ao Prêmio de Inovação Juvenil Rural do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), envolvendo jovens da América Latina e do Caribe, tendo por tema: “Importância e benefícios da fertilização orgânica: uma estratégia para agregar valor ao negócio”.

Na ocasião, tivemos representantes do FIDA como anfitriões, Edson Marcio Matiello do Brasil, como moderador. Ele é professor adjunto do departamento de solo da Universidade Federal de Viçosa. 

No encontro foi apresentado várias maneiras de se produzir adubos orgânicos, formas de cultivar o solo e deixá-lo fértil, como por exemplo o uso do EM que é um fertilizante natural feito com fungos retirados do arroz e misturado com a calda do açúcar e água, um fertilizante muito usado na preparação do solo e na decomposição de matérias orgânicas. Também foi apresentado a agrofloresta como um meio de melhorar a qualidade de vida com a produção de oxigênio e plantio de alimentos agroecológicos, fazendo a comparação da maneira em que se trata o solo na Guatemala e no Brasil, fomos percebendo as grandes diferenças em seus solos. Os países se comportam de maneira quase que semelhantes mesmo tendo uma grande diferença na qualidade do solo, com isso percebemos que é possível sim ter maneiras mais sustentáveis para uma melhora em nossa alimentação e no clima do planeta. 

No encontro pude ver o processo de sucessão natural, que é o procedimento que a natureza faz para regeneração do solo, ajudando na preparação e utilização da terra, agregação de valor ao solo. Neste momento, foi mostrado a ação realizada pelo grupo restauradores e coletores de sementes do cerrado em uma determinada área degradada. Onde o grupo tem um importante papel que é de replantar a mesma com o intuito de cuidar da terra e agregar valor a ela, também foi mostrado como a agricultura convencional tem acabado com o solo, e o mais importante foi vê que a agricultura sustentável e de qualidade se faz sem agredir o meio ambiente e sem fazer uso de agrotóxicos, fazendo da agricultura familiar sustentável uma das melhores opções para o desenvolvimento da agricultura no mundo.

 

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *